Audi A1 Sportback 1.8 Ambition: o "Pimentinha"
Pequeno "foguete de bolso" acelera como gente grande para brigar com o Mini Cooper S
A Audi entra mesmo na briga entre os foguetinhos de bolso. Foi o Mini Cooper S se renovar e receber o novo motor 2.0, turbo, de 192 cv, para o A1 correr atrás e passar a ter a mesma potência, mas com o 1.8 a gasolina que chegou a equipar o A3 Sedan . Com isso, além de se igualar ao principal rival quando o assunto é potência, o menor modelo da marca alemã também resolveu a questão do complexo 1.4 sobrealimentado que vinha na versão topo de linha Sport. Sim, agora o A1 mais potente tem bom fôlego com uma solução mais simples, que requer menos custos de manutenção e com uma margem bem menor para aparecerem problemas mecânicos.
Cheguei a andar no antigo A1 Sport 1.4 com dois compressores, um deles acionado por correia (para as baixas rotações) e o outro convencional, que funciona a partir dos gases de escapamento. E a diferença de rendimento é pequena. No caso do 1.8 Ambition (R$ 125 mil), o torque máximo aparece logo nos 1.250 rpm, ante os 2.000 rpm do complicado 1.4 anterior, mas a força máxima é a mesma em ambos (25,5 kgfm). Na prática, o que você vai sentir é que o carro tem uma agilidade empolgante no dia a dia, tanto nas retomadas quanto nas acelerações. Se selecionar o modo de trocas sequenciais do câmbio S-Tronic, de sete marchas e dupla embreagem, o A1 1.8 turbo fica ainda mais apimentado. Mas aí é preciso fazer as trocas pelas hastes atrás do volante.
Para quem gosta de um tocada mais divertida, é nesse modo sequencial que o A1 1.8 Sportback Ambition fica mais animado, acelerando como um esportivo de verdade. De acordo com os números da fabricante, o carrinho faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, praticamente o mesmo tempo do A1 1.4 Sport (7 segundos), mas a velocidade maxima do 1.8 é maior, chegando nos 234 km/h, ante 227 km/h anteriormente. Entretanto, o esportivinho é bom de andar em asfalto bem conservado e com uma boa dose de curvas pelo caminho. A suspensão é firme o suficiente para dar impressão que o carro se move sobre trilhos, mas não consegue absorver as irregularidades do asfalto crocante que temos em boa parte das vias no Brasil.
Basta pisar com um pouco mais de força no acelerador para que as engrenagens do câmbio de dupla embreagem e sete marchas comecem a dar sinais de vida. O ideal seria que o carro tivesse uma tração integral para aproveitar melhor todos os 192 cv e os 25,5 kgfm de torque. Mas, sabendo usar todo esse ânimo na dose certa, acabei me entendendo bem com o “Pimentinha”, como acabei apelidando esse A1 com tempero mais forte. Com ajuda das trocas rápidas do câmbio S-Tronic, com hastes atrás do volante é possível controlar as rotações sem desperdícios e desvios de trajetória.
A direção com assistência elétrica não é das mais comunicativas, mas dá conta do recado. Os freios também funcionam a contento, com discos nas quatro rodas e ABS de última geração. O sistema de escape é bem calibrado e emite um ronco forte. O ponto fraco do A1 é mesmo o espaço. O carro tem apenas 3,95 metros de comprimento por 1,74 m de largura e 2,46 m de entreeixos. Dois adultos e duas crianças pequenas se acomodam com certa folga. Mas acima disso começa o aperto. Também não há como levar a bagagem de uma família no porta-malas. São apenas 270 litros, o suficiente para as compras da semana no supermercado ou algumas mochilas. Então fica claro que a vocação dessa versão mais apimentada do A1 é de ser usado por casais jovens, sem filhos, com uma boa conta bancária e que gostem se algo personalizado.
No caso desta versão Ambition 1.8 , a lista de equipamentos do A1 Sportback inclui sistema de som Bose, de alta-fidelidade e com sistema multimídia que se conecta facilmente a qualquer tipo de celular, seletor de modo de condução (dinâmico, automático ou econômico), rodas de aro 17 com pneus 215/45R, star-stop, faróis com lâmpadas de xenônio, comando de voz, para-choques esportivos, capota com pintura preta brilhante, entre outros itens. Como opcional, a Audi oferece teto solar panorâmico.
Ficha técnica
Preço
: R$125.000 (básico)
Motor : Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.8, turbo, a gasolina
Potência (cv): 192 a 5.400 rpm
T orque (kgfm): 25,5 a 1.250 rpm
Transmissão
: Automatizado, de sete marchas, tração dianteira (S-Tronic)
Dimensões (
m): 3.95 (comprimento), 1,74 (largura), 1,41 (altura), 2,46 (entreeixos)
Peso
(kg): 1.205
0 a 100 km/h:
6,9 segundos
Velocidade máxima : 234 km/h