Novo Audi A4: Sedã mistura elegância e esportividade com vídeo game!

A nona geração do A4 é maior, melhor e muito tecnologica

Se alguém te falar que tem um sedã com motor 2.0 de quatro cilindros, você nem vai prestar atenção, afinal, como eu, você também curte potência, desempenho e aceleração. Mas se esse alguém estiver segurando a chave do novo Audi A4 , preste atenção. Bastante atenção.

Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4
Novo Audi A4. Foto: Novo Audi A4

Seu competentíssimo motor 2.0 de quatro cilindros, de baixas emissões, é acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas, que são trocadas quase que instantanea e imperceptívelmente. Para melhorar ainda mais, este câmbio oferece um controle seletivo de torque para cada uma das rodas, ajudando o trabalho da tração dianteira.

A frente do novo A4 é mais baixa e agressiva com ângulos mais visíveis, lembrando bastante o esportivo TT . Os faróis full LED se encaixam com perfeição nesse visual, novamente mesclando na medida correta a elegância com a esportividade,

Foto: Divulgação
Novo Audi A4



No departamento "Diversão-Ao-Dirigir" o novo A4  te oferece cinco mapeamentos eletrônicos: Dynamic, Efficiency, Comfort, Automatic e Individual, onde você faz a sua programação customizada. Selecione o modo Dynamic e experimente o comportamento enérgico de um carro esportivo, que alcança os 240 km/h, passando pelos 100 km/h em 7,3 segundos. O volante eletromecânico e a suspensão se adaptam automaticamente ao modo de pilotagem que você escolher.

Ao mesmo tempo que você pode curtir o desempenho deste Audi , se decidir conduzí-lo de forma moderada, o consumo de combustível é de notáveis 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, números que lhe renderam a nota “A” do Inmetro . Essas marcas são atingidas pela tecnologia de ponta usada no sistema de combustão do motor, pela excelente aerodinâmica e a redução do peso do carro de até 120kg (dependendo da versão) em função do uso de materiais como magnésio e alumínio .

Agora o que realmente é divertido e impressionante é o painel que foi transformado numa enorme tela digital de alta resolução. Você se sente num vídeo game! São inúmeras combinações de informações com fácil leitura, que podem ser customizadas através controles simples e intuitivos. Aliás, nota 10 com louvor para os engenheiros da Audi que fizeram com que as dezenas de funções do A4 sejam controladas por pouquíssimos controles. Algumas montadoras ainda acham que quanto mais botões mais bacana o carro fica. Éca, além de confundir e distrair, fica muito brega...

Foto: Audi
Novo Audi A4

Mas para Audi, o painel digital não é suficiente. Ainda bem. No centro do painel há outra grande tela digital multifuncional que controla e exibe informações do som, rádio, mídias, telefone, navegação e várias outras funções do carro.

Foto: Divulgação
Novo Audi A4


E ainda tem mais. O novo A4 oferece o sistema opcional “Head-Up Display” que projeta alguns dados dinâmicos no para-brisas, como velocidade e rota de GPS. O efeito é como se estas informações estivessem flutuando sobre o capô do carro, logo abaixo da sua linha de visão, de forma a evitar desvios desnecessários do seu olhar para dentro do carro.

Foto: Divulgação
Novo Audi A4


Outro sistema opcional que abusa do uso da tecnologia, é o genial Controle de Cruzeiro Adaptável. Como no controle de cruzeiro tradicional, você fixa a velocidade que deseja rodar e o carro a mantém. A diferença é que, através de um sistema de radares, ultrassom e câmera frontal o novo A4 fica constantemente monitorando o transito à sua frente. Se ele perceber que há um carro na sua dianteira em velocidade menor, o sistema automaticamente aplica o freio e reduz a velocidade. Quando o carro da frente volta a aumentar a velocidade, o A4 acelera até o limite que você definiu. Se o carro da frente parar,  Audi A4 também para. Tudo isso sem nenhuma interferência sua. Você pode desligar esse sistema e retomar o controle do carro a qualquer momento, basta tocar no freio, ou acionar um botão ao lado do volante. Irado!

A Audi inicia comercializando o A4 com a série limitada “Launch Edition” por R$ 172.990, que já vem com um bom pacote de equipamentos incluindo entre outros: rodas de liga leve aro 17, acabamento interno em alumínio, volante multifuncional, bancos dianteiros esportivos em couro sintético (do motorista com ajustes elétricos), ar-condicionado automático, sensores de luz, chuva e estacionamento traseiro, faróis e lanternas em LED, entre outros (veja a alista completa abaixo). Em maio chegam as versões de entrada Attraction , que parte de R$ 159.900, e a Ambiente , por R$ 182.990. A Ambition , equipada com motor 2.0 de 252 cv, e o A4 Avant começam a ser vendidos no segundo semestre.

Ficha Técnica do Novo Audi A4 LAUNCH EDITION

Motor: 2.0 TFSI ultra, 4 cilindros em linha transversal 1984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração / Transmissão: Dianteira / S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso / Comp / Larg / Altu: 1.405 kg / 4.726 mm / 1.842 mm / 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 litros
Porta-malas: 480 litros
0 a 100 km/h / Vel. Máxima 7,3 segundos / 240 km/h
Preço "Launch Edition" R$ 172.990


Lista de Equipamentos do Audi A4 LAUNCH EDITION:

Conforto e Conveniência
Bancos dianteiros esportivos
Acabamento interno em alumínio
Bancos em couro sintético
Alavanca de câmbio em couro
Bancos traseiros rebatíveis
Apoio de braço dianteiro
Espelho retrovisor interno antiofuscante
Apoio lombar ajuste elétrico banco diant. Esteira para fundo do porta-malas
Ar condicionado automático Limitador de velocidade
Audi Drive Select Sensor de luz e chuva
Audi Virtual Cockpit Sistema start-stop
Banco do motorista eletricamente ajustável Volante multifuncional  de 3 raios


Exterior
Acabamento das soleiras das portas em alumínio
Capa do espelho retrovisor externo na cor do veículo
Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis
Frisos decorativos brilhantes

Rodas de liga-leve 17", 7,5Jx17 pneus 225/50 R17

Segurança
Airbag lateral dianteiro e de cabeça
Lanternas traseiras em LED
Alarme Roda sobressalente
Assistente de freio de estacionamento Sensor de estacionamento traseiro
Cintos segurança c/ sensor de afivelamento Sistema de limpador dos faróis
Faróis com ajuste automático de altura Travamento central "keyless-go"
Faróis Full LED


Áudio
Audi smartphone integration 2x USB e AUX Bluetooth
Audi sound system Radio MMI plus c/ sistema de navegação


Lista de Opcionais do Audi A4 LAUNCH EDITION:

Pacote Plus Pacote Assistance
Ar-condicionado automático de 3 zonas Audi pre sense rear
Bancos dianteiros com ajustes elétricos Audi side assist
Controle de cruzeiro Câmera de ré
Pacote de luzes Pacote Tech
Roda de liga-leve 18" Head-up Display
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro Keyless-go
Teto solar elétrico Som Bang & Olufsen 3D


Link deste artigo: https://carros.ig.com.br/testes/2016-04-09/novo-audi-a4-seda-mistura-elegancia-com-esportividade.html