Porsche Panamera V6: aceleramos o enorme cupê de R$ 507 mil

São mais de 5 metros de comprimento por 1,93 m de largura Mas ele atinge 259 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 6,3 s

Parecia uma daquelas cenas em que o Batman surge a bordo do seu nada discreto batmóvel saindo da garagem. Ao volante do Porsche Panamera V6 , eu via botões por toda parte no console central. E do lado de fora as pessoas apenas observavam o enorme cupê de quatro portas, todo preto, descendo a rampa do estacionamento até a rua, devagar e com V6 3.6, de 310 cv, ainda em fase de aquecimento, soltando vapor de gasolina pelas duas saídas de escapamento.

Para não correr o risco de raspar a frente no chão, apertei um daqueles botões e a frente do carro subiu um pouco. “Santa tecnologia, Batman”, diria Robin. Sem máscara, ou capa preta, sai para uma volta no Panamera V6 , o gigantesco cupê de quatro portas que custa R$ 507 mil feito para cruzar fronteiras com o conforto de estar em uma classe executiva.

Bem largo, como o carro do “Cavaleiro das Trevas”, o Panamera se sai melhor em amplas estradas. Na disputa por centímetros do trânsito do dia a dia, ou nas apertadas vagas da maioria dos shoppings e condomínios é bom ter cautela para não raspar a lateral do carro. Por isso, lá fomos nós rumo aos arredores da Rodovia Castelo Branco, em São Paulo.

Logo de cara foi preciso se acostumar com os comandos do câmbio no volante, que devem mudar na versão renovada do Panamera  que será apresentada no próximo Salão de Paris (França), em setembro. No modelo atual, as reduções são feitas apertando a parte de dentro das hastes e as marchas adiante são engatadas pressionando a parte de fora, o que pode ser feito com um quase impercepível movimento da base do polegar.

Aos poucos, fui me acostumando com o tamanho do Panamera e com o funcionamento do câmbio PDK, de sete marchas e dupla embreagem banhada a óleo. Então, passei a acelerar um pouco mais antes de chegar ao trecho sinuoso e com caminho livre pela frente, cenário ideal para verificar como o carro se comporta no seu habitat natural. E aquele gigante parecia um passarinho voando de um lado para o outro com agilidade surpreendente. Basta manter o contagiros acima dos 3.500 rpm para a voz do V6 turbinado começar a engrossar. É nesse patamar que você vai por à prova os apoios laterais dos bancos do tipo concha nas curvas e testar o lado esportivo do carro.

A tração traseira ajuda a empurrar os 1.770 kg de peso deixando as rodas da frente incumbidas apenas para obecerem os comandos do volante. O resultado disso é uma precisão nas manobras que chega a empolgar. Nessa versão de seis cilindros, a reação ao pisar fundo no acelerador não é um estouro, mas o suficiente para não fazer feio diante de boa parte dos sedãs de luxo. A Porsche diz que o Panamera V6 faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e atinge 259 km/h, nada mau, não?

Foto: Divulgação
Porsche Panamera V6

Mas como a versão renovada está próxima do lançamento fica fácil notar alguns detalhes que deverão ser corrigidos. Além dos comandos do câmbio no volante, o sistema multimídia precisa de uma tela de melhor resolução, sensível ao toque e mais fácil de ser manuseada. Além disso, o carro deverá receber retoques no visual que incluirão novos farois e lanternas. Entretanto, o conforto para quatro pessoas é para ninguém achar defeito, com um isolamento acústico capaz de deixar o interior do carro com o silêncio de uma biblioteca. 

Prestes a mudar, o Panamera V6 é uma opção para quem tem a conta do banco bem recheada e quer aliar extremo conforto com desempenho, o que sempre vai se manter intacto no carro, com entre-eixos de nada menos que 2,92 metros, mais de 10 cm maior que de um sedã Ford Fusion. Porém, o porta-malas não é dos maiores, com razoáveis 445 litros, sinal de que, apesar do tamanho, ainda mantém o DNA de um cupê.

Ficha Técnica
Preço: R$ 507.000
Motor: 3.6, turbo, gasolina
Potência: 310 cv a 6.200 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 3.750 rpm
Transmissão: Automatizado, de sete marchas, tração traseira
Suspensão:Independente (dianteira) / multilink (traseira)
Freios: Discos ventilados
Pneus: 245/50 R18 (dianteiras) e 275/45 R18
Dimensões: 5,05 m (comprimento / 1,93 m (largura) / 1,42 m (altura), 2,92 m (entre-eixos)
Tanque : 80 litros
Consumo: 7,1 km/l (cidade) /10,1 km/l (estrada)