Mitsubishi ASX 2.0 revela robustez por trás de projeto maduro

Com 170 cv de potência e câmbio automático CVT, SUV ainda se destaca no ranking das vendas, apesar de ter recebido poucas mudanças em 8 anos

Mitsubishi ASX:  linha 2018 resiste ao tempo tentando se aproximar da nova identidade visual da marca japonesa
Foto: Carlos Guimarães/iG
Mitsubishi ASX: linha 2018 resiste ao tempo tentando se aproximar da nova identidade visual da marca japonesa

Para entender o Mitsubishi ASX, precisamos passar um pente fino sobre o segmento de SUVs compactos e médios nos últimos oito anos. Em 2010, a categoria ainda não ostentava a maturidade dos dias de hoje. Tínhamos apenas EcoSport e Tracker entre os compactos, enquanto algumas marcas apostavam em produtos um pouco mais rebuscados. Foi o caso da Hyundai CAOA, que trouxe o ix35 que anos depois seria nacionalizado.

LEIA MAIS: Jeep Renegade Custom Diesel: SUV sem frescura

Na mesma onda, surgiram Kia Sportage, Volkswagen Tiguan e o próprio Mitsubishi ASX como as novas possibilidades da classe média alta - acostumada com sedãs e hatches médios - finalmente andar de SUV. Eis que chega o grande problema. Como a evolução abrupta do mercado, estes carros envelheceram muito rápido e ficaram perdidos no limbo de um segmento quase esquecido.

Entre 2014 e 2016, chegaram os novos SUVs compactos como HR-V, Creta, Renegade e Kicks. Em seguida veio o Compass, dominando a categoria dos modelos médios. Sportage e Tiguan foram completamente renovados em seu tempo, deixando os utilitários de Mitsubishi e Hyundai em suas gerações de sete anos atrás.

Por serem as primeiras apostas da nova onda dos SUVs, eles ficaram defasados. Mas isso não abalou o ranking de vendas entre eles. O Mitsubishi ASX, por exemplo, vendeu pouco mais de 2,5 mil unidades entre janeiro e maio de 2018. O suficiente para ficar à frente de Sportage e Tucson, conforme o levantamento da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos).

LEIA MAIS: Porsche Panamera E-Hybrid revela o futuro dos carros híbridos

Bem, posso dizer que já tinha boa impressão do ASX, mesmo sem ter dirigido na cidade. Há alguns meses, estive no Autódromo Velo Città para uma experiência off-road com o SUV da Mitsubishi no quintal do “dono”. Deu para comprovar que o modelo é chegado em uma estrada de terra, e aprendeu muito com as experiências da marca nos ralis.

Algumas fabricantes podem se orgulhar do que a engenharia proporciona ao desempenho de seus carros num cenário, digamos, 4x4. A Mitsubishi, por exemplo, dispensa apresentações. Foram anos de experiência no Rally Dakar, e a marca fez questão de mostrar - ou ostentar - o sucesso do passado.O ASX encarou o traçado off-road sem qualquer dificuldade. Claro, outros SUVs compactos também seriam capazes, mas o japonês fabricado em Catalão (GO) conseguiu fazer isso com extremo conforto.

A Mitsubishi preparou um acerto especial para o modo 4x4 de sua linha de SUVs. Você não encontrará o mesmo esquema, por exemplo, na picape L200 ou no esportivo Lancer Evo. A força é distribuída automaticamente entre os eixos, mas o motorista poderá travar a tração e equilibrar a força entre frente e traseira em 50%.

Foto: Carlos Guimarães/iG
Motor 2.0 é flex, mas consumo fica acima do ideal. Na cidade, faz 6,9 km/l de etanol, diz o Inmetro

O modelo encabeça a lista de recomendações para quem curte o interior no fim de semana. Dependendo das características das estradas ao redor de uma chácara, por exemplo, as condições podem ser sofríveis. Se choveu e a via for uma rota constante de caminhões, dá para passar maus bocados com os atoleiros. Isso não será um problema com o ASX, com tração integral.

Você viu?

A selva que o ASX enfrentará hoje é de pedra. O SUV já mostrou seus valores na hora de encarar o caminho para o sítio no fim de semana, mas isso não é suficiente para uma família. Ele precisa mostrar do que é capaz no asfalto irregular de São Paulo, no caminho de casa para o trabalho.

Legado

Foto: Fabio Bustamante
Apesar de bem equipado, o ASX já pede mudanças no interior que é praticamente o mesmo desde o lançamento, em 2010

O fato do SUV ainda estar sujo de terra faz lembrar da experiência no off-road. Andando com o ASX na cidade, as boas impressões continuam. Posição de dirigir, estabilidade, conforto interno e isolamento acústico... Ele não fica devendo em nenhum desses tópicos para as versões mais caras de HR-V, Kicks e Creta. O acabamento interno não é dos melhores, pecando na falta de variedade, mas os materiais são de boa qualidade.

O carro é  bem montado, evitando qualquer impressão de fragilidade. Remete bastante ao sedã Lancer, com seu estilo mais despojado e esportivo. Não adianta colocar imitações de aço escovado, ou apliques em preto brilhante, se o acabamento não for de qualidade. Com o tempo, o desgaste é inevitável. O Mitsubishi faz apenas o simples, e convence. Apesar disso, os assentos poderiam ser mais macios e confortáveis.

Enquanto levava o SUV para a nossa redação, surgiu uma notificação no computador de bordo indicando que um dos pneus estava com nível baixo. O dispositivo também não indica qual o pneu específico. Uma parada no posto para calibrar todas as rodas conforme as instruções da fabricante e mesmo assim o alerta não sumiu da tela. Esta unidade específica é utilizada como carro de apoio nos ralis da Mitsubishi, o que poderia justificar um pequeno erro de leitura.

Antes de andar no ASX, já havia tido a oportunidade de dirigir o Lancer com mesmo motor e câmbio. Todas as boas características do sedã voltam a aparecer no SUV. A fabricante diz que a caixa CVT tem menor escorregamento, garantindo respostas mais rápidas e menos ruído interno. Também é interessante notar que as aletas atrás do volante para trocas sequenciais têm o mesmo design do Lancer Evo. No esportivo, entretanto, elas são de alumínio, aparecendo em plástico no ASX.

LEIA MAIS: JAC T40 CVT: SUV atrai pelo preço, mas precisa evoluir

Conclusão

Foto: Fabio Bustamante
O SUV tem bom desempenho, mas a posição de dirigir é bem alta e câmbio CVT prioriza o conforto ao rodar

O motor 2.0 flex desenvolve 170 cv e 23 kgfm de torque quando abastecido com etanol - que era o caso do modelo que testamos. Com disposição, o ASX consegue ganhar velocidade sem sufoco, garantindo segurança até mesmo em ultrapassagens. De acordo com a marca, o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. Ele acaba pecando no consumo de combustível, aferindo 6,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol, e 9,8 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina, conforme o Inmetro.

LEIA MAIS: Mercedes-Benz GLA x Volvo XC40: SUVs de luxo sem medo de terra

Apesar do tempo, o Mitsubishi ASX persiste. Polivalente, o modelo parte de R$ 113.990, com a maturidade de um SUV contemporâneo. A próxima geração do modelo já está nos planos mundiais da marca, ainda sem data para estrear, mas já sabemos de alguns detalhes. Ele ficará menor e mais barato, para competir diretamente com Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-V. Para o segmento de SUVs médios, a Mitsubishi já prepara o Eclipse Cross que estará no Brasil até o início de 2019. Confira a ficha técnica abaixo.

Ficha Técnica:

Preço: R$ 113.990 
Motor: 2.0, quatro cilindros, flex 
Potência: 140 cv  
Torque: 23,1 kgfm 
Transmissão: CVT, de seis marchas 
Suspensão: independente McPherson (dianteira), multibraço (traseira) 
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira) 
Pneus: 225/55 R18 
Dimensões: 4,3 (comprimento), 1,8 (largura), 1,6 (altura), 2,6 m (entre-eixos) 
Tanque: 60 litros 
Porta-malas: 415 litros 
Consumo:  10,1 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, com gasolina 
0 a 100 km/h: 11,6 segundos 
Velocidade máxima: 190 km/h