Audi A4 Avant x Mercedes C300 Estate: uma dupla contra os SUVs
Espaço, conforto e desempenho fazem parte do repertório dos dois modelos que se mostram mais interessantes que utilitários esportivos do luxo
Por Carlos Guimarães |
Não adianta remar contra a maré de SUVs que invadiu de vez o mercado. Os utilitários esportivos já representam 25% das vendas atualmente e qualquer fabricante que queira sobreviver hoje em dia precisa ter modelos desse segmento. Mas, por outro lado, também não há nada que nos impeça de mostrar detalhes de duas peruas com competências suficientes para serem mais interessantes que SUVs da mesma faixa de preço. São elas, Audi A4 Avant S Line (R$ 217.990) e Mercedes-Benz C300 Estate (R$ 273.900).
LEIA MAIS: Mercedes GLA x Volvo XC40: SUVs compactos de luxo que não têm medo de lama
A gente também entende que o piso mal conservado da maioria das vias no Brasil favorece a suspensão reforçada e a maior distância livre do solo dos SUVs. Porém, caro leitor, não há nada como assumir o volante de uma perua esportiva para pegar uma estrada com a família, contanto que o asfalto esteja bom. Os níveis de estabilidade, desempenho e até de economia de combustível são melhores tanto na Audi A4 Avant quanto na Mercedes C300 Estate, que continuam sendo bem aceitas na Europa.
Conseguimos reunir duas das melhores (e poucas) peruas que temos atualmente no Brasil. Ambas são sofisticadas, velozes e têm espaço de sobra para levar a bagagem de uma família de até 5 pessoas. No caso da Audi A4 Avant, são 505 litros no porta-malas, que fica numa altura bem mais fácil de colocar as malas do que de um Q3 ou Q5.
Além disso, basta dar uma olhada na área frontal corrigida da A4 Avant (0,54 m2) ante do Q5 2.0 (0,80 m2) para ter uma ideia do quanto a perua é mais eficiente em cortar o ar em movimento, que leva a um consumo de combustível bem menor que o do SUV. De acordo com os números do Inmetro, a A4 Avant 2.0 faz 10,5 km/l na cidade e 7,8 km/l do Q5 2.0. Na estrada, os dados são: 13,5 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.
No caso da Mercedes C300 Estate acontece o mesmo. A perua da marca alemã tem bons 490 litros no porta-malas, fica numa posição mais baixa que o GLC e tem área frontal de 0,69 m2 ante 0,84 m2 do SUV. Isso significa que a C300 Estate consegue ter uma aerodinâmica mais eficiente, que somada ao menor peso (1.595 kg ante 1735 kg) anda mais e consome menos que o GLC 250. Ambos vêm com motor 2.0 turbo, mas a C300 Estate tem 245 cv, ante 211 cv do SUV. Outra vantagem é que a perua custa R$ 31 mil a menos. E é mais econômica 9,4 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, ante 8,5 km/l e 11 km/l do GLC 250.
LEIA MAIS: Mercedes-Benz GLC Coupé 250 4MATIC agrada pelo design e desempenho
Audi A4 Avant ou Mercedes C300 Estate?
Com esses números, além de mostrar as vantagens das peruas em relação ao SUVs equivalentes, também é possível notar que a Mercedes C300 tem mais fôlego que a a rival Audi A4 Avant Limited Edition, que gasta um pouco menos, principalmente, na cidade. Outro ponto a favor do modelo da Audi é o preço R$ 55.910 menor. Quer outro? A ergonomia da A4 é superior, com comandos mais fáceis de serem acessados e equipamentos práticos de serem usados no dia a dia, como a central multimídia, que na C300 ainda precisa melhorar não apenas por causa do funcionamento pouco intuitivo, mas pela velocidade de processamento das informações.
LEIA MAIS: Audi Q5 Ambition 2.0 é a evolução natural do SUV premium
Na Audi, entre outros recursos interessantes, o quadro de instrumentos é totalmente digital e configurável, ao contrário da perua da Mercedes, que chama atenção pelo acabamento interno caprichado e pelo curioso leitor de CD no painel, algo que já está caindo em desuso há algum tempo, mas agrada os que ainda guardam uma boa coletânea em casa.
Por outro lado, por causa do enorme túnel central da estrutura, por onde passa o eixo cardã do sistema de tração traseira da Mercedes C300, o espaço interno da Audi é mais bem aproveitado. Assim, cinco ocupantes ficam melhor acomodados na A4 Avant, que tem tração dianteira, o que exige certa cautela ao acelerar em algumas situações, como em pisos bem escorregadios e nas curvas, embora o carro tenha todos os controles eletrônicos para garantir estabilidade.
Claro, estamos falando de duas peruas de respeito. Ambas têm desempenho elogiável, com comandos precisos no volante, freios e acelerador. Mas com uma relação entre peso e potência de 7,7 kg/cv e tração dianteira, a Audi fica mais sujeita a saídas de frente e ter o eixo dianteiro “passarinhando” ao acelerar fundo que a Mercedes, com tração atrás, mesmo com 6,5 kg/cv. Por causa dessa vantagem, a C300 acelera mais rápido. De acordo com a fabricante, faz de 0 a 100 km/h em meros 6,1 segundos, ante 7,5 s da A4 Avant. A velocidade máxima também é maior na C300 (250 km/h, ante 238 km/l).
Conclusão
Mas, no cômputo geral, a Audi A4 Avant Limited Edition acaba tendo um conjunto melhor que a Mercedes C300 Estate, inclusive, levando em consideração a relação entre custo e benefício o espaço interno e a maior praticidade. De qualquer forma, são duas peruas capazes de ter mais qualidades quando o assunto e economia e desempenho que SUVs com preços equivalentes.
Ficha Técnica - Audi A4 Avant Limited Edition
Preço: a partir de R$ 217.990
Motor: 2.0, turbo, quatro cilindros, turbo, gasolina
Potência: 190 cv a 4.200 rpm
Torque: 32,6 kgfm a 1.450 rpm
Transmissão: Automatizado, sete marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Você viu?
Pneus: 245/40 R18
Dimensões: 4,73 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,43 m (altura), 2,82 m (entre-eixos)
Tanque: 54 litros
Porta-malas: 505 litros
Consumo gasolina: 10,4 km/l (cidade) / 13,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 7,5 segundos
Velocidade máxima: 238 km/h
Ficha Técnica - Mercedes-Benz C300 Estate
Preço: a partir de R$ 273.900
Motor: 2.0, quatro cilindros,turbo, gasolina
Potência: 245 cv a 5.500 rpm
Torque: 37,7 kgfm a 1.300 rpm
Transmissão: Automático, nove marchas, tração traseira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 225/50R 17
Dimensões: 4,70 m (comprimento) / 1,81 m (largura) / 1,46 m (altura), 2,84 m (entre-eixos)
Tanque: 66 litros
Porta-malas: 490 litros
Consumo gasolina: 9,4 km/l (cidade) / 13,4 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 6,1 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h