Audi A5 Sportback 2.0 TFSI: o preço é a chave do sucesso

Sedã chega a ser até R$ 100 mil mais em conta que alguns dos rivais diretos de marcas alemãs Confira as nossas impressões da versão topo de linha

Audi A5 Sportback conta com motor 2.0 TFSI e tração integral Quattro entre os itens de série
Foto: Cauê Lira/iG Carros
Audi A5 Sportback conta com motor 2.0 TFSI e tração integral Quattro entre os itens de série

Você cresceu e acendeu ao mundo, e os comerciais clichês de investimentos que mostram um executivo olhando o horizonte através de uma grande janela já assimilam a sua realidade. O salário que cai na conta no quinto dia útil do mês passa dos dois dígitos, mas a família continua dependendo de um bom carro premium para levar as crianças na escola ou ir às compras. Qual seria a melhor escolha para alguém que precisa de luxo, funcionalidade e não quer abandonar o estilo? Meu caro, o Audi A5 Sportback pode ser uma boa escolha.

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Um novo fenômeno está se desenvolvendo entre os sedãs de todas as categorias, incluindo o Audi A5 Sportback . A queda da coluna traseira está cada vez mais afiada, adotando um design de cupê. Isso já aconteceu com Civic e Jetta, e está para ser adotado também no Sentra. Em uma entrevista para o site The Detroit Bureau, o gerente de marketing da Nissan, Bruce Pillard, disse que as próximas gerações voltarão a comprar sedãs, rejeitando a opção de ter um SUV. Isso acontecerá quando as crianças que hoje andam em crossovers estiverem crescidas o suficiente para assimilar a categoria como “carros de tiozão”.

Graças aos céus, as próximas gerações serão mais sensatas. E você fará a mesma escolha funcional, abandonando a ideia de ter um SUV médio para adquirir o Audi A5 a partir de R$ 189.990. A versão que andamos, entretanto, é para quem está com o bolso um pouco mais recheado. Trata-se do modelo com tração integral Quattro, que garante mais estabilidade e desempenho.

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Fato interessante é que a Audi foi precisa ao inserir o A5 Sportback no mercado brasileiro. Ele praticamente não tem um rival direto em questão de preço e categoria. A Mercedes-Benz optou por trazer apenas as versões mais caras do CLS, com motor V6 biturbo, de 333 cv e o modelo AMG 4Matic de 410 cv. Neste caso, trata-se de um sedã-cupê que passa dos R$ 325 mil. O inflacionado BMW Série 5 parte de R$ 318 mil na versão 530, ficando muito distante do Sportback em preço.

Isso explica o sucesso que o A5 está fazendo com os mais endinheirados, partindo de R$ 244.990 com motor 2.0 TFSI de 252 cv. Evidentemente, não é tão empoderado quanto os rivais, mas a relação entre o que você irá desembolsar e a potência que o sedã alemão entrega acaba fechando muito bem a conta.

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Quem curte conectividade encontrará um verdadeiro parque de diversões neste Audi. Este ainda é um ponto em que a marca das quatro argolas se encontra à frente das outras fabricantes do trio de ferro alemão. Num mundo em que os celulares evitam botões físicos, os engenheiros da Audi optaram por uma central multimídia com controles analógicos. Isso permite que o modelo seja ainda mais intuitivo e seguro.

Uma roleta está alocada no console central, em frente ao câmbio. Ela permite que o motorista controle todas as funções de mídia com extrema facilidade, contando com alguns botões laterais de apoio. A superfície desta roleta também é sensível ao toque, onde o motorista poderá desenhar as letras do nome de um contato com o dedo. Dessa forma, não será necessário tirar os olhos da estrada para procurar um contato na agenda do celular.

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Foto: Divulgação
Detalhe do botão deslizante que controla a central multimídia do Audi A5 Sportback, à frente do câmbio

O GPS integrado pode ser replicado no cluster através do cockpit virtual. Quem não dispensa informações sobre o trânsito também será capaz de fazer o espelhamento de tela por meio do celular. Neste caso, Google Maps e Waze são as opções, sendo que o segundo rodará apenas em dispositivos Android.

Uma das características mais legais sobre o A5 é que ele não tenta ser um carro de tiozão. O acabamento interno, por exemplo, dispensa apliques em imitação de madeira por uma textura em aço escovado. Não é descolado, mas também não agradaria um lorde inglês. No interior, há espaço suficiente para quatro adultos viajarem com extremo conforto. Os assentos são largos e o revestimento de couro premium tem ótimo toque. Por conta da altura do túnel central que vem com saídas de ar exclusivas para os ocupantes do banco traseiro, um terceiro ocupante ficaria um tanto quanto apertado. Apenas uma criança pequena teria conforto.

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Acelerando o Audi A5 Sportback

Foto: Cauê Lira/iG Carros
É possível abrir o porta-malas de 480 litros do Audi A5 Sportback passando o pé por baixo do para-choque traseiro

A unidade 2.0 TFSI, de 37,7 kgfm de torque, não nega desempenho, garantindo toda a força aos 1.600 rpm. Dessa forma, o A5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos na versão Quattro. O câmbio é sempre automatizado, de sete marchas, com trocas suaves e reduções precisas na hora de acelerar. De acordo com o Inmetro, o luxuoso A5 é capaz de aferir 9,3 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada.

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A suspensão também merece elogios na parte dinâmica, mas poderia absorver um pouco melhor as irregularidades piso, uma vez que o acerto pende mais para o lado da esportividade. Nada que gere desconforto, mas é necessário passar com suavidade em valas para que suas obturações não saiam voando.

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Confortável, imponente e conectado, o Audi A5 Sportback tem atributos necessários para conquistar. Em uma categoria de sedãs inflacionados, é bom que um modelo consiga reverter o cenário ao seu favor. Por R$ 244.990, você não conseguirá comprar um rival. Confira a ficha técnica abaixo.

Ficha técnica
Preço: R$ 244.990 (com tração integral)
Motor: 2.0, turbo, gasolina
Potência: 252 cv a 5.000 rpm
Torque: 37,7 kgfm a 1.600 rpm
Transmissão: automatizada de sete velocidades
Suspensão: braços sobrepostos (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Porta-malas: 480 litros
Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada
0 a 100 km/h: 6 segundos
Vel. Máx: 250 km/h