Jeep Renegade Sport 2019 muda pouco, mas continua bem aceito no mercado

SUV recebe poucas novidades, mas mostra qualidades, como o rodar confortável e a valentia ao enfrentar obstáculos urbanos no dia a dia

Foto: Carlos Guimarães/ iG
Jeep Renegade Sport 2019 recebeu apenas detalhes como as rodas de aro 17 oferecidas como opcionais

Bastaram alguns retoques no desenho e a inclusão de novos equipamentos para que o Jeep Renegade 2019 voltasse a ganhar apelo diante dos rivais. É o que mostram os primeiros números de vendas do ano, em que o SUV da Jeep aparece como o modelo mais vendido do segmento, com 2.343 unidades na primeira quinzena de janeiro, de acordo com a Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). Em segundo lugar, aparece o Nissan Kicks (1.922), seguido pelo Hyundai Creta (1.616).

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 No caso da versão avaliada, a mais em conta da linha (Sport), as novidades são ainda mais escassas: apenas uma entrada USB para quem vai sentado no banco traseiro, rodas de liga-leve de aro 17 oferecidas como opcional e refletores na parte lateral da dianteira na cor branca no lugar da laranja da linha 2018. Fora isso, o Jeep Renegade 2019  , na versão básica Sport, continua sem mudanças, o que parece que não incomodou boa parte de quem estava pensando comprar um SUV compacto no começo do ano.

De qualquer forma, o Jeep Renegade Sport da linha 2019 ainda se mantém bem atual e com estilo que caiu no gosto do brasileiro. Um dos pontos que foram melhorados fica por conta do tamanho do porta-malas. Quando o SUV compacto foi lançado, tinha 260 litros. Depois, com mudanças nos revestimentos passou para 273 e, com a inclusão do estepe temporário, no início de 2018, atingiu os atuais 320 litros.

Ainda é um espaço pequeno para um SUV compacto e levando em conta a maioria dos principais concorrentes, como o Honda HR-V (437 litros) e Nissan Kicks (432 litros). Em contrapartida, além de estiloso, o Renegade se mostra confortável no dia a dia com uma suspensão que consegue absorver bem as irregularidades do piso e manter boa estabilidade nas curvas mesmo com um considerável vão livre do solo de 21,5 cm.

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O isolamento acústico também parece ter recebido atenção no Renegade Sport 2019. Pelo menos na unidade avaliada o SUV rodou em silêncio e sem vibrações indesejáveis em qualquer situação, mesmo pisando mais forte no acelerador. O motor 1.8 flex não é dos mais modernos e ainda há certa falta fôlego nas retomadas e acelerações. São razoáveis 19,2 kgfm de torque a 3.750 rpm, o que exige alguma cautela nas ultrapassagens. 

Mais detalhes sobre o Jeep Renegade Sport 2019

Foto: Divulgação
Jeep Renegade 2019 continua com a central multimídia de apenas 5 polegadas. De novo, apenas entrada USB traseira

Na versão avaliada, o câmbio automático de seis marchas mostrou ter relações bem escalonadas e trocas sem trancos, mas um pouco hesitante, o que prejudica o desempenho. Como o Renegade Sport é o mais simples, não há hastes atrás do volante para trocas sequenciais e uma série de outros itens. Os bancos são revestidos de tecido e a central multimídia tem tela pequena, de apenas 5 polegadas.

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Foto: Divulgação
Jeep Renegade Sport 2019 continua sem mudanças nas lanternas traseiras, ao contrário da versão vendida na Europa, com LED no lugar das lâmpadas convencionais

Como opcional, a Jeep oferece os seguintes pacotes de equipamentos:  Pack Protection (R$ 680, com protetor de cárter e protetor para-barro dianteiro e traseiro), Pack Landscape (R$ 2.336, com barras transversais no teto e estribos laterais), bancos revestidos parcialmente em couro (R$ 2.199), Pack Bike (R$ 1.550, com barras transversais em alumínio, adesivo de capô e lateral e suporte de bike de teto), Pack Áudio (R$ 3.400, com central multimídia com tela de 6,2 polegadas, Bluetooth, GPS, DVD player, TV digital e câmera de ré) e rodas de liga-leve exclusivas de 17 polegadas (R$ 1.000).

Embora seja confortável e silencioso, na questão do consumo o Jeep Renegade Sport 2019 é somente mediano. De acordo com os números do Inmetro, SUV faz 7,5 km/l na cidade e 8,3 km;l na estrada com apenas etanol no tanque, dados que passam para 10,9 km/l e 12,3 km/l com gasolina, respectivamente.  Apenas quando a FCA resolver oferecer no Brasil novo motor 1.3 turbo, dfisponível na Europa, é que o carro ficará mais econômico.

Conclusão

O Jeep Renegade 2019 mudou pouco e menos ainda na versão Sport avaliada. Mesmo assim, o carro continua com bom apelo no mercado, além de rodar com conforto e segurança. Apesar disso, pede um motor mais eficiente que o atual 1.8 para manter sua posição de destaque entre os SUVS compactos mais vendidos do Brasil. A chegada de novos concorrentes, como o VW T-Cross, deverá dificullat a vida do SUV da marca americana. 

Ficha técnica

Preço:  a partir de R$ 78.490

 Motor: 1.8, quatro cilindros, flex

Potência : 139 cv (E)/135 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 19,3 kgfm (E) / 18,7 (G) a  3.750 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira e traseira) 

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 215/65 R16 

Dimensões: 4,24 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,73 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Porta-malas: 320 litros 

 Consumo: 10,6 km/l (cidade) /12,3 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 9,9 segundos 

Vel. Max: 183 km/h