Hyundai HB20 2022: novo líder  mostra as garras na versão intermediária

Não vai ser tão fácil tirar o compacto coreano do trono, pelo menos, no médio prazo

Hyundai HB20 Evolution 2022: poucas mudanças estéticas mas que deixaram o carro com visual mais harmônico
Foto: Carlos Guimarães/iG
Hyundai HB20 Evolution 2022: poucas mudanças estéticas mas que deixaram o carro com visual mais harmônico

A Hyundai aproveita o embalo das boas vendas do HB20, que se tornou líder de vendas entre todos os modelos nacionais, em junho, para lançar a linha 2022. E a reportagem de iG Carros já consegue avaliar o carro com mais detalhes. Foram poucas as mudanças, mas ficou claro que não faltam qualidades para manter o cinturão do primeiro lugar.

Com essa versão Evolution 2022 do Hyundai HB20 fica decretado de vez o fim da ligação de carro popular com motor 1.0. Não apenas pelo preço sugerido de R$ 83.290, mas pela quantidade de itens sofisticados e da mecânica refinada.

Entre outros itens, estamos falando de sistema de frenagem emergência automatica, alerta de mudança de faixa, central multimídia com tela de 8 polegadas e motor turbo, com injeção direta de combustível.

Na parte estética, a linha 2022 se diferencia apenas por meros detalhes, como as lanternas traseiras fumês, os faróis com lentes escurecidas e a grade dianteira com contorno pintado de preto brilhante. A cor Prata Sand também caiu bem, deixando o hatch compacto com aspecto mais agradável, agora com visual um pouco menos polêmico do que quando a nova geração foi lançada, em setembro de 2019.

O interior quase não mudou, porém, continua com boa ergonomia e com padrão de bom gosto. O quadro de instrumentos com contagiros analógico, que vem com ponteiro descansando na vertical e fundo quadriculado, combina com bom desempenho animador do carro.

Ponto positivo também para o volante de três raios multifuncional, mas bem que o ar-condicionado digital poderia mostrar a temperatura ajustada em numeral no lugar das barras para tornar regulagem mais precisa.

Entre prós e contras, também gostei da entrada USB para carregamento rápido do celular e dos porta-objetos, tanto do console central quanto dos que ficam nas portas. A central multimídia é compatível com Apple Car Play e Android Auto, mas não tem conexão com a internet como a My Link 2 da GM e que a UConnet Wireless que a Fiat começou a oferecer na picape Toro e passará para outros modelos.

De qualquer forma, o pacote de equipametos de série do HB20 Evolution 2022 é interessante e também conta com controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de airbags laterais e frontais, câmera de ré, banco do motorista com regulagem de altura e acendimento automático dos faróis entre outros itens. O interior leva cinco ocupantes e o porta-malas comporta 300 litros de bagagem, comforme a fabricante.

Acelerando o HB20 Evolution 2022

Foto: Divulgação
Hyundai HB20 tem boa ergonomia, sistema multimídia de 8 polegadas e velocímetro digital

É depois de dar a partida que vem à tona aquela máxima que diz que vem vê cara não vê coração. O melhor do HB20 Evolution 2022 é dirigí-lo. Já começa na hora de ajustar a posição tanto do volante (em altura e profundidade) quanto do banco.

Na versão avaliada, é preciso girar a chave, uma vez que botão para apertar tem apenas no topo de linha Diamond. O ronco instigante do 1.0 turbo, com injeção direta, já é um sinal de que o carro tem bom fôlego.

Basta engatar o Drive e acelerar um pouco mais para confirmar a disposição do HB20 1.0 turbo e com câmbio automático de seis marchas. Na teoria, há uma boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros (17,5 kgfm a meros 1.500 rpm), o que é constatado na prática por retomadas e ultrapassagens ágeis.

As relações de marchas se mostram bem escalonadas e há como fazer trocas manuais, mas apenas pela própria alavanca. As hastes no volante também foram reservadas para a versão topo de linha.

Outro ponto que anima no carro é o acerto da direção com assistência elétrica , leve nas manobras e que transmite segurança em velocidades mais altas. E a suspensão consegue absorver bem as irregularidades do piso sem prejudicar a estabilidade nas curvas. A boa visibilidade e o isolamento acústico adequado são outras duas qualidades do HB20 Evolution 2022, que vai bem tanto na cidade quanto na estrada, sem gastar muito combustível.

Conforme os dados do Inmetro, o carro faz 8,2 km/l de etanol em trecho urbano e 10,2 km/l em rodoviário, números que passam para 11,8 km/l e 14,2 km/l com gasolina, respectivamente. O que ajuda é a eficiência da injeção direta com variador de fase no comando de válvulas tanto na admissão quanto no escape. Porém, esse tipo de sistema acaba sendo mais sensível aos combustíveis de qualidade duvidosa.

Conclusão

Com um conjunto bem acertado, o que inclui uma mecânica eficiente, o HB20 Evolution da linha 2022 passa a ter mais destaque com a liderança nas vendas, posição que deverá manter, pelo menos, nos próximos meses. Para se consolidar como líder, terá que evoluir ainda mais, com uma central multimídia com internet a bordo, entre as novidades.

Ficha Técnica

Você viu?

Hyundai HB20 1.0 Evolution 2022

Preço: a partir de R$ 83.390

Motor:  1.0, três cilindros, turbo, injeção direta

Potência:  120 cv a 6.000 rpm

Torque:  17,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão:  automático, seis marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  185/60 R15

Dimensões: 3,94 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 300 litros 

Consumo etanol: 8,2  km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 11,8 km/l (cidade) / 14,2 km/l (estrada)