Jeep Compass Sport: como é a versão básica do SUV campeão de vendas

Saiba o que achamos do modelo médio com novo motor 1.3 turboflex depois de ter conhecido o carro em detalhes

Foto: Carlos Guimarães/iG Carros
Jeep Compass Sport tem rodas de 19', mas sem acabamento diamantado entre as diferenças para as versões mais equipadas

Tal como o Atlético Mineiro no Brasileirão, o Jeep Compass se isolou na liderança do segmento de SUVs médios. Entre janeiro e setembro de 2021, em plena falta de microchips semicondutores, o modelo emplacou 52 mil unidades, superando o segundo colocado, o Toyota Corolla Cross, por uma margem de 29 mil emplacamentos.

O que explica o sucesso? Bom, podemos resumir em três tópicos: A visão além do alcance do mercado, a criação de um objeto de desejo para a ‘nova classe média’ e a mudança de visual e mecânica na hora certa.

Os três pilares

Enquanto todas as outras fabricantes ainda focavam no desenvolvimento de SUVs compactos, como Nissan Kicks , Peugeot 2008 e Honda HR-V , a Jeep observou a possibilidade de lançar um modelo mais caro que o Renegade. Ele ainda deveria ser um modelo de volume, para ocupar as primeiras colocações da categoria.

Dito e feito! Logo que foi lançado, o Jeep Compass se destacou no mercado. Se você mora em um dos grandes centros urbanos, será praticamente impossível virar uma ou duas esquinas sem dar de frente com o SUV médio da Jeep. Ele imediatamente se tornou objeto de desejo para o público que considerava os SUVs compactos ‘pequenos demais’.

Em seguida, a Jeep acertou no ‘timing’ na hora de revitalizar o Compass . Sabendo que a Volkswagen teria o Taos e que a Toyota apostaria pesado no sobrenome forte do Corolla Cross , a Stellantis deixou para reestilizá-lo no mesmo período. A grande sacada é que o Compass recebeu interior totalmente remodelado e uma nova opção de mecânica para os exigentes compradores de SUVs médios. 

Um novo Compass

Por fora, a mudança mais expressiva do Compass Sport é dos faróis dianteiros, que estão mais estreitos para dar um ‘rosto’ mais agressivo ao Compass. O parachoque também foi remodelado, ganhando apliques cromados que valorizam sua robustez. 

No habitáculo, as mudanças no Compass são mais evidentes do que por fora e incluem nova central multimídia com tela de até 10,1 polegadas, cluster parcialmente digital e configurável, novos porta-objetos (juntos chegam a 30 litros de capacidade),, novo volante multifuncional, entre outros itens, como os novos tipos de entradas USB (A e C).

O Compass tem 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,64 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, ainda que o centro do banco traseiro seja uma posição ingrata. O porta-malas tem 410 litros, capacidade inferior na comparação com o Corolla Cross , que tem 440 litros.

Novo motor turbo

O motor 1.3 turboflex da Stellantis desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, com câmbio automático de seis marchas (conversor de torque). Na cidade, pisando de leve no acelerador, o câmbio do Jeep Compass é recatado e suave. As trocas de marcha ocorrem no tempo certo, sempre privilegiando rotações mais baixas para melhorar o consumo de combustível.

Não à toa, segundo o Inmetro, o Compass pode marcar até 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. No etanol, os números poderiam ser melhores: 7,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada.

Na estrada, a história é um pouco diferente. A caixa de seis marchas parece indecisa sobre quando aumentar ou reduzir a marcha. Para mitigar este comportamento, basta dirigir com mais suavidade. Ou adotar o modo sequencial, com trocas com toques para frente ou para trás na alavanca.

Pacote de equipamentos

Foto: Divulgação
Interior do Jeep Compass Sport traz cluster parcialmente digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay

A versão de entrada do Compass  vem bem equipada. O pacote Sport traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), faróis com DRL, câmera traseira para manobras, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus.

Ar-condicionado digital de duas zonas é item de série, assim como a chave presencial com sistema start-stop. A central multimídia tem boa resolução e a conectividade sem fio com o Apple CarPlay funciona sem grandes problemas.

Segue o líder

O Jeep Compass Sport parte de R$ 157.047 com o novo motor 1.3 turbo. Ainda que as mudanças do visual sejam discretas, acentuaram seu visual agressivo e a robustez. Já a nova mecânica caiu como uma luva no SUV – como se ele tivesse sido lançado assim em 2017, sem precisar de grandes adaptações.

Por este valor, você também vai querer dar uma olhada no Toyota Corolla Cross na versão XR (R$ 155.590) e no Volkswagen Taos , em sua versão Comfortline (R$ 162.090). Se você quer saber como o Jeep Compass se comporta contra o Ford Bronco Sport, confira o nosso comparativo .

Jeep Compass Sport T270 turboflex

Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 157.047

Motor: 1.3.0, quatro cilindros, turboflex

Potência: 185 cv (E) e 180 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/45 R19

Dimensões:  4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,64 m de altura e 2,64 m (entre-eixos

Tanque: 60 litros

Consumo: 10,2 km/l (cidade) /11,7 km/l (estrada) com gasolina e 7,2 km/l e 8,3 km/l com etanol, respectivamente