Chevrolet Onix Plus Premier e Hyundai HB20S Platinum travam briga acirrada
Dois sedãs compactos bem equipados têm desempate apenas por pequenos detalhes
Quem diria, hein? Um comparativo de sedãs compactos, segmento que vem caindo em participação nas vendas em tempos bicudos e que quase metade do mercado está tomado por SUVs no Brasil. Mas, para quem ainda torce o nariz para os utilitários esportivos, a reportagem de iG Carros reuniu dois dos melhores modelos do segmento.
De um lado o Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 99.870) e do outro Hyundai HB20S Platinum Plus (R$ 100.990), ambos nas versões topo de linha. Antes de mais nada, já deu para notar que os dois custam o mesmo que bons sedãs médios há pouco tempo, mas não há como negar que os carros contam com uma lista bem recheada de equipamentos e um conjunto mecânico bem refinado e eficiente.
Estamos falando de motores 1.0, aspirados, sobrealimentados três cilindros, duplo comando de válvulas com variadores de fase, entre outros itens. E ambos funcionam com câmbio automático de seis marchas. Mas, no modelo da GM
, a caixa se mostra um pouco mais precisa, uma vez que notamos uma certa hesitação ao volante do Hyundai
, que tem como vantagem as hastes para trocas sequenciais no volante.
Por ser um pouco mais moderno, o motor da Hyundai tem potência específica de 120 cv/litro, ante 116 cv do GM. Com relações de marcha ligeramente mais longas, o HB20S ganha em velocidade máxima (191 km/l, ante 187 km/h), mas fica menos de meio segundo atrás na aceleração de 0 a 100 km/h, conforme dados das fabricantes (10,4 s do GM e 10,7 s do rival). Na prática, apenas o câmbio mais hesitante do modelo da marca coreana é notado com mais clareza.
Quem compra um sedã compacto e não um SUV dá valor ao prazer de dirigir. Nesse aspecto, o Onix tem rodas maiores e pneus mais largos (195/55R 16 ante 185/60R 15), além de menor vão livre do solo (12,7 cm contra 16 cm do HB20), o que faz diferença nas curvas.O que também instiga a acelerar é o ronco característico dos três cilindros trabalhando com as turbinas soprando.
E como os dois contam com motores de um litro de cilindrada, a questão da economia é outro ponto importante. Mais uma vez, existe certo equilibrio entre ambos neste quesito.Com base nos dados do Inmetro, com o GM faz 8,6 km/l de etanol na cidade e 10,9 km/l na estrada, ante 8 km/l e 10,8 km/l, respectivamente do rival. Com gasolina, o HB20S
é ligeiramente mais econômico: 12 kml em trecho urbano e 15 km/l no rodoviário do Onix Plus
, contra 12,1 km/l e 15,3 km/l do HB20.
Além da economia de combustível e do desempenho, outro aspecto relevante quando o assunto é sedã compacto é o espaço . A dupla conta com volumes cavernosos nos portas-malas (469 itros no GM e 475 l no Hyundai, de acordo com as fabricantes). Porém, os dois ainda têm os chamados "pescoços de ganso", ou seja, aquelas alças na parte interna tampa, que acabam atrapalhando a acomodação da bagagem . De qualquer forma, a diferença entre os dois é pequena e dá para levar as malas dos cinco ocupantes sem muito aperto.
Como são dois sedãs equipados até os dentes, na lista de equipamentos, temos itens como central multimídia com acesso à internet via 4G, chamada de assistência de emergência e indicador de temperatura externa, no caso do Onix Plus , que pode vir com alerta de ponto cego, sensores no para-choque dianteiro e carregador por indução entre os opcionais.
No HB20S Platinum , a lista de equipamentos não tem opcionais, mas não há itens tão sofisticados, como no GM. Entre os principais itens, temos com ar-condicionado digital, informações do veículo por meio de aplicativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e rebatimento dos retrovisores externos (que a GM ainda não providenciou no Onix Plus).
Conclusão
O Hyundai procurou uma solução para oferecer algo parecido com a assistência OnStar da GM com o Bluelink, que tem foco na segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro, além de oferecer os seis primeiros meses sem custo de uso. Após esse período, há uma mensalidade de R$ 29,90. Outra noba novidafe fica por conta dos comandos controlados por aplicativo.
Mesmo assim, o Onix Plus ainda é um carro um pouco mais sofisticado e bem acertado, podendo ser equipado com itens como Park Assist (que estaciona o carro quase sozinho), carregador wireless para celular no painel e alerta de ponto cego. Porém, a GM precisa incluir mais novidades no seu compacto para mantê-lo com bom apelo diante dos rivais.
Ficha técnica
Chevrolet Onix Plus Premier
Preço: a partir de R$ 99.870
Motor: 1.0, três cilindros, flex, turbo
Potência: 116 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 16,8 kgfm (E) / 16,3 kgfm (G) a 2.000 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: 4,47 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,60 m (entre-eixos)
Tanque: 44 litros
Porta-malas: 469 litros
Consumo gasolina: 8,6 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada), com etanol e 12 cidade e 15 km/l na estrada, com gasolina
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Velocidade máxima: 187 km/h
Hyundai HB20S 1.0 Platinum Plus
Preço: R$ 100.990
Motor: 1.0, três cilindros, turbo
Potência: 120 cv (E) / 120 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm (E) / 17,5 kgfm (G) a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 475 litros
Consumo etanol: 8 km/l (cidade) / 10,8 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12,1 km/l (cidade) / 15,3 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 191 km/h