São Paulo conta com ao menos 400 pontos de recarga de carros elétricos

Número leva em conta apenas eletropostos coletivos na capital paulista

Carregadores elétricos ainda são escassos no Brasil, principalmente os que fazem recarga rápida
Foto: Divulgação
Carregadores elétricos ainda são escassos no Brasil, principalmente os que fazem recarga rápida

Aos poucos a mobilidade elétrica vai se tornando cada vez mais popular no Brasil, e principalmente em São Paulo, a capital financeira do país, e onde já existem mais de 400 pontos de recarga de carros elétricos.

Esse número é trazido pela nova plataforma da Elev Mobility, um aplicativo que mostra onde estão localizados pontos de recargas . Entre estações públicas e semi-públicas (shoppings e mercados, por exemplo).

No aplicativo existem 1.200 pontos cadastrados , os 400 pontos em São Paulo representam 33,3% dos pontos existentes na plataforma até Maio.

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, o número de eletropostos cadastrados na plataforma é expressivo, considerando o total de veículos elétricos emplacados na capital paulista, e acredita que o número irá crescer:

“Ainda veremos um crescimento do número de eletropostos cadastrados em nosso aplicativo, principalmente com a evolução do mercado e considerando que a instalação desses pontos precisa acompanhar o aumento das vendas de veículos elétricos no país”, afirma David.

Ricardo David explica que o número de carregadores pode ser ainda maior que o total de pontos públicos e semi-públicos registrados no APP da Elev, pois muitos usuários de eletrificados utilizam carregadores em casa.

“É importante considerar que esse número mostra apenas um retrato: o número de carregadores coletivos. Precisamos sempre considerar que em locais privados, como condomínios e residências , já existe uma busca crescente para a instalação de carregadores para automóveis elétricos”, explica o executivo.

Muitos brasileiros estão adotando os modelos elétricos e híbridos , os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, somente no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no país.

Apesar de a estrutura de carregamento pública ainda ser pequena e necessitarem de um tempo elevado, os carros eletrificados que demandam de recarga vêm em crescimento.

Segundo a ABVE, em Maio, foram vendidos 634 veículos elétricos a bateria e híbridos do tipo plug-in , que podem ser carregados de forma externa, e o mês apontou crescimento nas vendas, de eletrificados no geral, após ligeira queda em abril.

A associação ainda ressalta o crescimento na venda de veículos comerciais leves elétricos, impulsionados pela necessidade das empresas a obedecerem padrões de ESG (governança ambiental).