Toyota investirá US$ 1,8 bilhão para produzir carros elétricos

Montadora japonesa se prepara para despejar grandes somas em uma nova planta dedicada na Indonésia

Akio Toyota, presidente do grupo Toyota, durante anúncio de futuros modelos das marcas Lexus e Toyota
Foto: Divulgação
Akio Toyota, presidente do grupo Toyota, durante anúncio de futuros modelos das marcas Lexus e Toyota

A Toyota é conhecida por ter sido a primeira fabricante de massa a comercializar um veículo híbrido, o Prius. O modelo chegou ao mercado com um trem de força híbrido em 1997 e está no mercado até hoje.

Agora, muitas fabricantes já mudam seus alvos para os carros 100% elétricos . Há algumas que sem nem pensam mais em veículos híbridos . E a Toyota  realmente não pretende ficar para trás nessa corrida pela mobilidade limpa.

Hoje, o único veículo 100% elétrico oferecido pela Toyota é o SUV bZ4X, mas o modelo é apenas o começo de uma nova fase da fabricante. O início da nova etapa é o investimento de US$ 1,8 bilhão na Indonésia para a construção de uma fábrica exclusiva para elétricos.

A decisão da Toyota pela Indonésia é baseada em estratégia. O país asiático possui um subsolo rico em níquel, um dos metais necessários para a produção de baterias de íons de lítio. Construir uma fábrica no país reduziria os custos de produção das baterias, e consequentemente, dos carros.

O ministro da Economia do país, Airlangga Hartarto, acredita que a demanda por veículos elétricos irá crescer consideravelmente na região do Sudeste Asiático. Diante disso, deter uma fábrica desse segmento no país, é benéfico.

Ainda mais quando se leva em conta o objetivo do governo indonésio é vender apenas veículos elétricos a bateria (BEVs) até 2050. O país também planeja que, em 2030, a frota circulante no país seja composta de pelo menos 2,2 milhões de carros elétricos , e 13 milhões de motocicletas elétricas .

A Toyota não é a única fabricante automotiva de olho na Indonésia. Hyundai e Mitsubishi também observam a situação do país, visando realizar investimentos estratégicos.

A LG Energy Solutions, divisão da empresa de tecnologia sul-coreana voltada para novos negócios relacionadas à energia, também se interessa muito pelo níquel indonésio.

A Toyota não revela seus planos de futuros modelos, mas o presidente da fabricante já divulgou uma imagem com conceitos de carros elétricos. Entre modelos Toyota e Lexus , estão sendo planejados 15 novos veículos. 

Recentemente, a fabricante mostrou um utilitário compacto, batizado de Compact Cruiser, que poderá se aproveitar do sucesso de modelos como Ford Bronco e Land Rover Defender e é esperado para 2024.

Além disso, rumores apontam que a fabricante se prepara produzir um esportivo sucessor do MR2 e um supercarro de luxo sucessor do icônico Lexus LFA.