Criadora do Buggy original, Meyers Manx apresenta versão elétrica

Modelo terá quase 500 km de autonomia, com baterias de 40 kWh

Meyers Manx 2.0 Electric não traz mais estrutura de Fusca e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos
Foto: Divulgação
Meyers Manx 2.0 Electric não traz mais estrutura de Fusca e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos

A conversão de veículos clássicos para a mobilidade elétrica ainda é cercada de controvérsia, há apoiadores, que defendem que em alguns casos é a única forma de manter esses veículos rodando, enquanto há quem acredite que descaracteriza o carro.

O Meyers Manx 2.0 Electric é uma releitura do Buggy original da década de 60, mas alinhado às novas demandas por um veículo elétrico.

O modelo é desenhado por Freeman Thomas, que também foi responsável pelo buggy original , e apresenta visual muito similar ao modelo da década de 60.

Originalmente, o Dune Buggy era fabricado a partir do chassis de Volkswagen Fusca , com uma carroceria de fibra de vidro, mas a releitura não tem nenhuma conexão com a empresa alemã. Além disso, a Meyer Manx não revelou detalhes do material utilizado na fabricação da carroceria.

O que se sabe é que o buggy será equipado com baterias de 20 ou 40 kWh, suficientes para autonomias de 241 e 483 km respectivamente. A motorização dependerá do pacote de baterias. A opção de 40 kWh oferece dois motores elétricos posicionados na traseira do veículo, suficientes para ir de 0 a 100 km/h 4,5 segundos.

O Buggy original tem como principal característica o baixo peso , e na nova versão não é diferente, irá pesar entre 680 e 750 kg, dependendo do tamanho das baterias, que são o que mais acrescenta peso em veículos elétricos.

A potência máxima será de 204 cv e o torque de 33,14 kgfm será entregue de forma instantânea, com baterias de 20 kWh a potência e torque serão menores.

O modelo contará com freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento elétrico, direção elétrica, limpador de parabrisa e até freios regenerativos, para recarregar as baterias.

A Meyer Manx ainda afirma que irá disponibilizar atualizações para o modelo, e serão baseadas nas demandas, sugestões e reclamações que os primeiros compradores do modelo terão feito para a companhia.

A produção está programada para iniciar em 2023, com 50 modelos sendo fabricados por ano, e a partir daí aumentar a capacidade produtiva em 2024.

Os preços do novo modelo elétrico não foram revelados, mas o modelo estará exposto no Monterey Car Week, que acontece no fim de agosto na Califórnia (EUA), e estará disponível para reservas no evento.