1-) Bateria
Inicie a viagem com bateria completa: ao sair de casa, comece com a bateria cheia, para utilizar ao máximo a autonomia do veículo e evitar paradas.
É importante saber o que considerar para que o passeio não se torne um pesadelo. Veja as dicas de Ana Kira, Head de Eletromobilidade da Raízen.
Inicie a viagem com bateria completa: ao sair de casa, comece com a bateria cheia, para utilizar ao máximo a autonomia do veículo e evitar paradas.
Programe sua viagem com antecedência para maior tranquilidade no momento de recarga e te ajudar a economizar tempo.
Certifique-se de baixar um app de viagem, antes de sair de casa e preencher seus dados com antecedência. O da Tupinambá, por exemplo, reúne mais de mil pontos de recarga mapeados, além de permitir fazer a reserva e realizar o pagamento da recarga pelo app.
Sempre entenda o quanto você realmente precisa carregar para chegar ao seu destino de abastecimento para evitar problemas.
A não ser que o seu trajeto exija, tente parar de carregar seu veículo em 80 %, pois os carros elétricos carregam significativamente mais devagar após essa porcentagem. Além disso, é recomendado que a bateria sempre esteja entre os 20% e 80% para ter uma melhor vida útil.
É importante não bloquear o trânsito enquanto espera a liberação do carregador e reconsiderar que nem todo veículo elétrico pode usar o potencial total de carregamento de alta potência.
Se tiver, leve seu cabo de carregamento, pois parte do planejamento envolve saber se há uma estação ou tomada convencional disponível para recarregar o seu veículo. Antes de iniciar a viagem, ligue para o hotel, pousada ou casa onde irá se hospedar e pergunte.