Song Plus DM-i estreia tecnologia híbrida da BYD no Brasil

Tecnologia prioriza sempre a utilização da energia elétrica, mesmo no modo híbrido

Song Plus chega em breve, e é mais uma opção com tecnologia plug-in no mercado nacional
Foto: Divulgação/BYD
Song Plus chega em breve, e é mais uma opção com tecnologia plug-in no mercado nacional

A BYD apresentou oficialmente o Song Plus DM-i no Brasil , o primeiro modelo híbrido da marca no país, que até então oferecia quatro veículos de passeio, todos 100% elétricos .

O modelo conta com a tecnologia DM-i , que prioriza funcionamento do veículo em modo elétrico . De acordo com a BYD , o sistema utiliza apenas energia elétrica em deslocamentos de pequenas distâncias, e quando necessita, o motor a combustão entra em ação. São três modos de funcionamento: EV , HEV paralelo , e HEV em série .

O modo EV é o 100% elétrico , e é acionado quando o veículo está em baixas e médias velocidades. O Modo HEV paralelo aciona o motor a combustão , mas trabalhando somente para gerar energia para as baterias , priorizando sempre a utilização do motor elétrico para mover o veículo.

No caso do terceiro modo, o HEV em série , só entra em funcionamento em altas velocidades , e tanto o motor elétrico quanto o motor a combustão trabalham para manter a velocidade do veículo, mas de forma eficiente, sempre buscando economia de combustível.

Segundo a BYD , a tecnologia DM-i pode acelerar a adoção de veículos eletrificados no país, já que permite o uso do motor sem emissão de poluentes na maior parte do tempo, e caso seja necessário , o motor a combustão entra em funcionamento para aumentar o alcance e também a potência .

O motor a combustão funciona no ciclo Atkinson , possui 1.5 litros de capacidade e gera até 110 cv de potência   e 135 Nm de torque , enquanto o motor elétrico produz 179 cv de potência e 316 Nm. O SUV alcança os 100 km/h em 8.5 segundos e tem autonomia 100% elétrica de 51 km , e no modo híbrido , ultrapassa os 1000 km de alcance, aferidos no ciclo NEDC .

As baterias possuem 8,3 kWh , e podem ser recarregadas em 2,5 horas, utilizando um equipamento de corrente alternada de 3,3 kW.

O desenho do Song Plus é assinado pela equipe de design da BYD , liderada por Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi e Michele Jauch-Paganette, ex-head de design da Mercedes-Benz .

Segundo a fabricante, a linha de design é batizada de “Dragon Face 3.0” que lembram um dragão com os olhos abertos. Segundo a marca, essa assinatura visual mescla a elegância dos sedãs e dinamismo dos SUVs .

O Song Plus DM-i mede 4.705 mm de comprimento , 1.890 de largura e 1.680mm de altura , com 2.765 mm de entre-eixos e peso de 1.700 kg.

O modelo ainda conta com 574 litros de capacidade no porta-malas , que pode ser expandido para 1.477 litros , após o rebatimento dos bancos. A abertura da tampa traseira pode ser realizada por botão na própria peça, na porta do motorista, ou na chave do veículo.

Foto: Divulgação/BYD
Interior segue padrão de outros modelos da BYD no Brasil, mas tela multimídia é fixa, ao contrário do Han e Tan

No interior , a tela multimídia de 12,8 polegadas chama a atenção, e é complementada com um cluster também digital . Os bancos são de tecido Premium sustentável , e possuem ajustes elétricos , aquecimento e ventilação para os ocupantes dianteiros .

O ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico , carregador de celular por indução , entradas USB e saída de ventilação para os ocupantes traseiros, são itens que complementam o conforto na cabine.

O Song Plus ainda conta com controles de tração e estabilidade , assistentes de partida em rampa e também descida, além de sensor  de estacionamento e ponto cego , câmeras 360º e controle de cruzeiro adaptativo .

O modelo chegará ao Brasil custando R$269.990,00, e estará disponível em versão única , com cinco opções de cores: Vermelho, Preto, Cinza, Branco e Azul.

A BYD ainda oferece garantira de cinco anos ou 200 mil km rodados para o sistema elétrico , plug-in e chassis, e no caso das baterias , a garantia é de oito anos ou 200 mil km.