BYD vai importar ao Brasil SUV elétrico de 1.000 cv que flutua na água

As primeiras entregas para o mercado chinês darão início a partir de setembro

BYD YangWang U8 é considerado o Land Rover chinês e suas capacidades impressionam
Foto: Divulgação
BYD YangWang U8 é considerado o Land Rover chinês e suas capacidades impressionam

A BYD divulgou através do seu Instagram que irá comercializar o SUV Yangwang U8 no mercado brasileiro. O modelo faz parte da submarca Yangwang , focada em veículos de alto luxo e alta potência , mas se destaca por conta de itens e capacidade inusitadas.

O estilo quadradão lembra um SUV clássico, como o Land Rover Defender , por exemplo, e entrega boa altura em relação ao solo, tração 4x4 , e todos os outros demais itens necessários para um bom off-road , mas o Yangwang U8 vai além. 

Durante o lançamento oficial em janeiro, a BYD mostrou que o veículo tem capacidade de realizar um “ Tank Turn ”, ou seja, girar 360º graças aos motores elétricos instalados individualmente nas rodas do U8. Além disso, em caso de um pneu furado, o veículo pode seguir trafegando a até 120 km/h , já que, segundo a marca, o torque é ajustado mil vezes por segundo , o que permite controle mesmo com o pneu danificado.

Baseado na plataforma e4, o Yangwang U8 conta com tecnologia à prova d'água e permite que o veículo flutue sobre a água , e pode se movimentar sobre superfícies alagadas graças ao controle vetorial independente das quatro rodas. Segundo a fabricante, a plataforma também permite frenagens de 100 km/h a 0 km/h em 40 metros mesmo com os freios não funcionando perfeitamente

Apesar de contar com quatro motores elétricos que combinam para mais de 1.000 cv de potência , o U8 contará com um motor a gasolina , embora a plataforma e4 suporte um veículo 100% elétrico . Entretanto, o funcionamento do sistema é diferente dos híbridos que estamos acostumados.

A principal forma de direção é elétrica, com o motor a combustão funcionando apenas como um gerador de energia para as baterias de 49,05 kWh. Com as baterias carregadas e o tanque de combustível (75 litros) cheio, a autonomia total do conjunto é  de 1.000 km , segundo o padrão de medição chinês.

O modelo é pensado para rivalizar com Mercedes classe G e Land Rover Defender , por exemplo, e mede 5,3 metros de comprimento , 2 m de largura e 3,05 m de entre-eixos , e contará com rodas de 20 polegadas, calçadas com pneus 275/60 R20.

Além de contar com modos de condução especiais para neve, gelo e areia, o U8 contará com o modo caranguejo , função que permite o movimento em diagonal, já vista no Hummer EV , por exemplo. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos .

O interior é todo revestido em couro e conta com painel de instrumentos digital , central multimídia vertical e uma tela auxiliar para o passageiro, bem como duas telas aos ocupantes traseiros, posicionadas atrás dos bancos dianteiros.

Foto: Divulgação
Conectividade não falta no interior do BYD YangWang U8

O modelo está em pré-venda na China, onde é oferecido por cerca de 160 mil dólares (R$ 789 mil, em conversão direta), e quando chegar por aqui deverá custar mais de 1 milhão de reais . Na China, as entregas devem começar em setembro deste ano.