Stellantis terá marca chinesa para brigar com BYD já em 2024 no Brasil

Leapmotor já tem dois modelos confirmados para brigar com Dolphin Mini e Yuan Plus

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Stellantis se prepara para conter avanços da BYD com modelos baratos e bem equipados

A BYD está conquistando muitos clientes ao redor do mundo, o que faz alguns fabricantes repensarem suas estratégias para tentar oferecer produtos interessantes para incomodar a fabricante chinesa. Foi o que a Stellantis precisou fazer e adquiriu parte da chinesa Leapmotor , que chegará ao Brasil no fim de 2024, segundo comunicado emitido pelo conglomerado

Fundada em 2015, a Leapmotor nasceu como uma empresa específica de carros elétricos. Nos últimos anos, a fabricante atraiu interesse do grupo Volkswagen, por exemplo, mas foi a Stellantis quem adquiriu 20% da fabricante e conta com 51% da Leapmotor International , pensando na expansão da marca chinesa. 

Quais os carros da Leapmotor?

O principal modelo da Leapmotor é o T03 , lançado em Março de 2020. Esse deve ser o modelo escolhido para chegar no mercado brasileiro, visto que é pequeno e acessível. Custando 49.900 yuan, o equivalente a R$ 36.182,68. Em comparação, o  BYD Dolphin Mini na China custa 69.800 yuan, o que equivale a 50.612,25. Considerando esses valores, é possível que o T03 chegue no Brasil custando menos que os R$ 115.800 do Dolphin Mini , entretanto, os impostos devem fazer o modelo chegar acima dos 100 mil reais. 

Medindo 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,57 m de altura e 2,4 m de entre-eixos, o T03 é um pouco maior que o Fiat Mobi , modelo mais acessível da Stellantis no Brasil atualmente.

O interior é bem básico, mas conta com uma central multimídia de 10,1 polegadas sensível ao toque e painel de instrumentos de 8” e capacidade para apenas quatro ocupantes, assim como o concorrente chinês e o Renault Kwid E-tech.

Debaixo do capô, o T03 conta com um motor elétrico dianteiro de 75 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, números próximos aos do Dolphin Mini . As baterias são de 36,5 kWh de capacidade e são produzidas com íons de lítio e garantem autonomia de 265 km no ciclo WLTP, que será reduzido nos padrões do Inmetro.

O modelo conta com suporte a carregamento automático e garantia de 8 anos e 150 mil km para as baterias no mercado chinês. Além disso, entre os equipamentos de série, estão três câmeras externas, 12 radares e condução autônoma de nível dois. É possível que muitos desses equipamentos sem deixados de lado para manter o preço mais acessível.

Além disso, a tecnologia da Leapmotor pode ser utilizada pela Stellantis para fabricar o primeiro carro elétrico nacional do grupo. É possível que a companhia comece a acelerar os planos de produção nacional após a BYD iniciar a fabricação local.

Leapmotor C10

Junto do T03, o C10 faz parte do plano de expansão global da Leapmotor. O C10 é o primeiro SUV desenvolvido pela marca com ambições de ser vendido em todo o planeta. Utilizando baterias de lítio-ferro fosfato (LFP), o C10 tem autonomia declarada pela fabricante de 420 km no ciclo WLTP e cinco estrelas no teste de impacto E-NCAP.

Com capacidade para cinco ocupantes, o C10 mede 4,73 m de comprimento, 1,9 n de largura e 1,68 m de altura, com 2,82 m entre os eixos, ou seja, dimensões próximas a modelos como Jeep Commander e BMW X3, por exemplo.

No interior é possível ver teto panorâmico, carregador de celular por indução e bastante espaço para os ocupantes traseiros. A expectativa, na China, é que as primeiras unidades cheguem aos concessionários no início de 2025 com preços entre 150 mil e 200 mil yuan, o equivalente a R$ 107 mil e R$ 142 mil yuan, preços próximos ao do BYD Yuan Plus na China.