BYD testa SUV barato no Brasil para brigar com T-Cross, Tracker, Creta

Fabricante chinesa pretende explorar segmento que mais vende carros no Brasil estuda opção menor e mais acessível que Yuan Plus e Song Plus

Foto: Divulgação
BYD Yuan Up ou Yuan Pro roda em testes no Brasil e promete agitar o mercado de SUVs

O segundo semestre da  BYD promete ser muito agitado. Enquanto a marca desembarca o sedã híbrido King no Nordeste , os testes de novos produtos seguem no resto do país. Mais recentemente, uma unidade do BYD Yuan Up , que deve ser rebatizado para Yuan Pro , foi flagrada rodando no país.

O clique foi realizado pelos colegas da página  Mentiras Automotivas no Instagram e mostram o SUV sendo testado em uma rodovia brasileira.

Sob fortíssima camuflagem, é possível observar somente os faróis, vidros e lanternas traseiras, não estão com o disfarce. A dianteira, toda revestida, já dá a pista de que se trata de um SUV compacto 100% elétrico .

O Yuan Pro deve chegar ao Brasil nos próximos meses e na China é vendido com preços entre 96.800 e 119.800 yuan, o equivalente a R$ 69.356 e R$ 85.836, considerando, claro, uma conversão direta de valores. É importante ressaltar que para vender os carros no Brasil serão embutidos ainda os custos de transporte e impostos, que ficarão maiores no caso dos carros elétricos a partir de julho .

Como é o BYD Yuan Pro ?

Na China, o modelo mede 4,31 metros de comprimento, sendo 2,61 m de distância entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,67 m de altura. São números bem similares aos de SUVs compactos no Brasil como Hyundai Creta , Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker , os mais vendidos do segmento.

São três versões: duas com acabamento básico e uma topo de linha com baterias com capacidade para 301 km (32 kWh) ou 401 km (45.1 kWh) de alcance máximo, considerando o ciclo CLTC, conhecido por ser bem otimista. Sempre com um motor elétrico, o SUV oferece motores de 95 cv ou 176 cv de potência. Ainda não há informações sobre qual será a configuração vendida no mercado brasileiro.

O modelo traz um painel de instrumentos de 8,8 polegadas e central multimídia giratória de 12,8”. A cabine traz ainda Heads-up Display, carregamento de celular por indução e teto panorâmico.

A novidade utiliza a mesma base do BYD Dolphin , tanto que é considerado por muitos o SUV do Dolphin , apesar de contar com visual diferente do modelo intermediário da BYD no Brasil.

Produção nacional

Considerando que a fábrica da BYD estará pronta entre o fim de 2024 e o começo de 2025 , o Yuan Pro pode sim ser um dos primeiros modelos a saírem da linha de produção em Camaçari (BA). 

A BYD ainda não confirmou quais carros serão produzidos por aqui, mas pensando no segmento em que o Yuan Pro será vendido, cortar os impostos de importação pode reduzir os preços e beneficiar muito as vendas do modelo.