Com vendas em alta, agora é a hora de comprar um carro elétrico?

Modelos elétricos seguem em rápida evolução na China, enquanto alíquota de importação deixará esses modelos mais caros no Brasil; o que fazer?

Carros elétricos estão cada vez mais acessíveis, o que faz muita gente pensar em adotar esses veículos
Foto: Divulgação
Carros elétricos estão cada vez mais acessíveis, o que faz muita gente pensar em adotar esses veículos

Segundo um levantamento da Bain & Company, um em cada quatro brasileiros já considera a compra de um carro elétrico . Com a chegada de modelos mais acessíveis nos últimos meses e o aumento da taxa de impostos nos próximos anos , será que agora é o momento certo para adquirir um carro 100% elétrico ?

Com o crescimento das vendas dos carros elétricos , a alíquota de importação desses modelos, geralmente produzidos na China, também cresceu. Em janeiro, os carros elétricos passaram a contar com 10% de imposto de importação, em julho, a alíquota passará para 18%, antes de chegar a 25% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026. 

O modelo elétrico mais acessível do Brasil é o Renault Kwid E-Tech , oferecido a partir de R$ 99.990, quase o dobro do que custa o mesmo modelo com motor térmico. 

Foto: Guilherme Menezes/ iG Carros
Renault Kwid E-Tech

Segundo Eduardo Rocha, CEO da Klubi , única fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios no país, o consórcio pode ser uma forma de realizar uma compra consciente de um carro elétrico: “No consórcio de um elétrico, o interessado pode até mesmo oferecer o valor do seu carro a combustão como um lance para acelerar seu plano de dirigir um veículo movido à bateria”, diz o executivo.

Com planos de até 100 meses, essa pode ser uma alternativa interessante, mas prejudicial, considerando o detalhe do mercado brasileiro. A tendência é que as tecnologias de baterias, principalmente, continuem evoluindo nos próximos anos e os carros elétricos consigam mais alcance e recarreguem em menor tempo.

Foto: Divulgação/BYD
BYD Dolphin Mini já vende mais que Citroën C3, por exemplo

No Brasil, a  BYD está concluindo a adaptação da fábrica de Camaçari-BA e pretende começar a produção nacional de seus modelos híbridos e 100% elétricos já este ano, enquanto a Toyota , que já produz híbridos no país, pretende começar a nacionalizar a construção das baterias , justamente uma das partes mais caras destes veículos. Essas alternativas podem reduzir o preço cobrado por esses veículos nos próximos anos e valorizar ainda mais o investimento.