Volkswagen inicia testes com ônibus elétrico que carrega em 10 minutos

Protótipo aposta no Nióbio e promete pode conseguir a autonomia total com apenas 10 minutos de carga

Volkswagen Caminhões e Ônibus estuda maneiras de ampliar a produção local de veículos elétricos
Foto: Divulgação
Volkswagen Caminhões e Ônibus estuda maneiras de ampliar a produção local de veículos elétricos

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta quarta-feira (19) o início dos testes em operação real de um ônibus elétrico com baterias de íons de lítio e nióbio , uma abordagem inédita na fabricação de baterias , pensando em recargas ultrarrápidas de 10 minutos.

O projeto é uma parceria da VWCO com a empresa de tecnologia japonesa Toshiba e a CBMM , líder na produção de produtos com o elemento químico Nióbio , um material utilizado muito na produção de gasodutos, por exemplo. 

CBMM e Toshiba trabalharam no desenvolvimento dessas baterias por seis anos . Elas consistem em óxidos mistos de Titânio com adição de Nióbio no ânodo das células de íons de lítio.

Segundo as empresas, a expectativa é que o nióbio permita que as baterias apresentem uma velocidade de recarga mais elevada graças ao nível de gerenciamento térmico dos sistemas mais avançados. O aquecimento é uma grande questão na velocidade de carregamento de carros elétricos , já que baterias mais quentes carregam de forma mais lenta e perdem vida útil, por exemplo.

Recarga acontece com sistema de pantógrafo
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Recarga acontece com sistema de pantógrafo

Segundo a VWCO , o ônibus elétrico consegue recuperar todo o seu alcance total em apenas 10 minutos de conexão com o carregador, que nesse caso é um pantógrafo de 300 kWh. Entretanto, a capacidade das baterias é bem pequena. São quatro pacotes de baterias de 30 kWh cada, totalizando 120 kWh. O problema é que a autonomia do conjunto é de 60 km , segundo a VWCO. 

O protótipo é construído sobre um chassi de 18 toneladas e estará em testes por um período indeterminado, visando justamente a evolução da tecnologia. Neste momento, a prioridade é monitorar o comportamento dos componentes das baterias, identificando os pontos de melhora e que precisam ser mais desenvolvidos.

“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A expectativa da Cbmm e da Toshiba é de que as primeiras baterias com essa tecnologia, chamada de NTO, estejam disponíveis no mercado já em 2025, entretanto, um ônibus 100% elétrico  com essa tecnologia deve demorar para chegar às ruas.

A VWCO afirmou que o ônibus elétrico irá rodar diariamente em uma rota fixa, que conta com carregadores pantográficos no início e no fim do trajeto.