A fabricante chinesa BYD , líder no mercado de veículos elétricos na China , anunciou sua entrada oficial no mercado da Coreia do Sul . A empresa planeja lançar seus primeiros modelos de passeio no país no próximo ano, desafiando as montadoras locais Hyundai e Kia , que atualmente dominam o setor.
A BYD já atua na Coreia do Sul com veículos comerciais desde 2016, mas agora está expandindo sua atuação para incluir modelos de passeio. A empresa está construindo uma rede de vendas e serviços no país e já lançou uma mensagem de boas-vindas em seu site local: "Hello Korea, Coming Soon".
Entre os modelos que a BYD pretende lançar na Coreia do Sul estão o compacto Seagull, conhecido como Dolphin Mini em mercados internacionais como o do Brasil, o Dolphin e o SUV Atto 3, ou Yuan Plus.
Concorrência com montadoras locais
A chegada da BYD ao mercado sul-coreano promete aumentar a concorrência no segmento de veículos elétricos de baixo custo. Hyundai e Kia também estão ampliando suas ofertas nesse setor. A Hyundai, por exemplo, lançou recentemente o Casper Electric, com preços a partir de 23 mil dólares (pouco mais de R$ 132 mil), oferecendo incentivos que podem reduzir o valor final para até US$ 7,3 mil (R$ 42 mil).
A Kia, por sua vez, lançou o EV3, um SUV compacto elétrico, com preço inicial de 30,7 mil (R$ 176 mil). A empresa está expandindo sua produção com a inauguração da primeira fábrica dedicada exclusivamente a veículos elétricos na Coreia, chamada de EVO. Esta planta tem capacidade para produzir até 150 mil carros elétricos por ano, incluindo os modelos EV3 e o futuro EV4, um sedã elétrico de entrada.
Impacto no mercado de veículos elétricos
Na China, o modelo Seagull da BYD é vendido por menos de R$ 57 mil, enquanto o Dolphin custa cerca de R$ 114 mil em mercados internacionais. Com a crescente demanda por veículos elétricos acessíveis, a entrada da BYD na Coreia do Sul deve impactar o mercado nos próximos anos.
Em agosto de 2024, as vendas de carros elétricos na Coreia do Sul alcançaram 13.315 unidades, um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Destas, as montadoras locais, incluindo Hyundai e Kia, responderam por 9.197 unidades. A disputa pelo mercado sul-coreano promete esquentar com a chegada dos modelos acessíveis da BYD.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.