O uso de inteligência artificial (IA) está transformando o desenvolvimento e gestão de baterias para carros elétricos . Diversas empresas investem em IA para resolver problemas críticos, como defeitos que podem causar incêndios , além de otimizar o desempenho energético das baterias.
A fabricante chinesa Nio firmou recentemente uma parceria com a britânica Monolith. O objetivo é aprimorar a recarga automatizada das baterias em estações de troca. Essa colaboração busca melhorar o “abastecimento” de elétrons e aumentar a energia armazenada, garantindo maior eficiência e segurança.
A importância de parcerias estratégicas é destacada para integrar tecnologias avançadas no desenvolvimento de veículos elétricos. Outras empresas também seguem essa tendência. A californiana PDF Solutions usa IA para analisar a estrutura das células das baterias.
Este software identifica e sinaliza anomalias imediatamente, prevenindo falhas catastróficas. Da mesma região, a startup UnitX emprega tecnologia 3D para detectar anomalias em alta velocidade. Realiza varreduras em apenas 3,5 segundos, aprimorando a eficiência do processo de inspeção.
Essa rapidez permite que inspetores sejam treinados em tempo real para usar as ferramentas de IA. Isso aumenta a eficácia na identificação de problemas. A aplicação de IA tem potencial para reduzir pela metade o tempo necessário para testes de baterias, segundo a Monolith.
Impacto da IA na eficiência das baterias
Para motoristas, isso se traduz em carregamento mais rápido e vida útil da bateria aumentada em 10 a 20%.
Além de melhorar desempenho e segurança, a IA é usada para inovar na composição das baterias. A startup Aionics, cofundada por Venkat Viswanathan, colabora com a Cellforce, subsidiária da Porsche, para desenvolver novos eletrólitos.
Utilizando o modelo de linguagem ElectroBot, a Aionics otimiza processos laboratoriais e responde a perguntas sobre propriedades químicas. Isso abre caminho para baterias mais eficientes e duráveis. O desenvolvimento de baterias é crucial para o avanço dos veículos elétricos.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.