O Xiaomi SU7 Max , primeiro carro elétrico da marca chinesa, enfrenta sérios problemas de segurança. O modelo apresentou falhas no sistema de frenagem em circuitos de corrida, gerando preocupações sobre sua confiabilidade em condições extremas. O carro é classificado como um esportivo de luxo e recentemente foi elogiado pelo CEO da Ford , que disse que possui um.
Em abril, o influenciador Tang Zhu Liao Che registrou um acidente com o SU7 Max. Durante uma curva à esquerda, o carro perdeu o controle e colidiu com uma barreira. O vídeo do acidente viralizou na internet, aumentando a atenção sobre esse quesito.
A investigação do incidente revelou que o desgaste excessivo das pastilhas de freio foi a causa. Isso é incomum em modelos de alto desempenho e gerou questionamentos sobre a capacidade do carro em frenagens intensas.
Em junho, outro influenciador enfrentou problemas semelhantes com o SU7 Max durante uma manobra em pista de corrida. O veículo colidiu com uma parede, mas os airbags não foram acionados. Danos no banco do motorista levantaram mais dúvidas sobre a segurança do modelo.
Resposta da Xiaomi e repercussões
A Xiaomi se pronunciou afirmando que o SU7 Max não foi projetado para circuitos de corrida profissional. A declaração não acalmou as preocupações, que continuam a surgir sobre a segurança do carro.
O SU7 Max é o primeiro modelo elétrico da Xiaomi e está disponível apenas na China. Uma versão mais potente, denominada Ultra, foi anunciada para circuitos de corrida. O modelo atual acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, com potência de 663 cavalos.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.