BYD confirma lançamento de dois modelos exclusivos para o Brasil

Montadora chinesa expandirá operações com novos veículos desenvolvidos especialmente para o mercado local

BYD Seal 06 GT
Foto: Divulgação/BYD
BYD Seal 06 GT

A BYD  revelou o lançamento de dois modelos de  veículos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil. Segundo o portal Autoesporte, esses lançamentos estão previstos para ocorrer entre o final de 2025 e o início de 2026, na  nova fábrica da empresa em construção em Camaçari, Bahia.

A fábrica de Camaçari, que deve iniciar a produção em março de 2025, abrigará a montagem dos modelos Song Pro, com motorização híbrida flex plug-in, e Dolphin Mini, o primeiro carro elétrico a ser produzido em série no Brasil.

Modelos exclusivos e estratégia de mercado

Segundo o Autoesporte, um dos novos modelos será uma picape compacta, apelidada de “baby Shark”, projetada para competir com a Fiat Strada. A Shark, já desenvolvida para a América Latina, indica a estratégia da BYD de atender às demandas regionais.

O segundo modelo exclusivo ainda não foi revelado. Possíveis segmentos incluem uma picape intermediária ou um SUV de entrada. A BYD planeja que todos os seus veículos tenham motorização híbrida plug-in ou elétrica, sem versões híbridas plenas ou leves.

A CEO da BYD nas Américas, Stella Li, confirmou que os dois modelos atenderão especificamente aos mercados brasileiro e latino-americano. Esses veículos atuarão em segmentos que não existem na China, destacando a adaptação da BYD às características locais.

Expansão da fábrica e geração de empregos

A fábrica de Camaçari pretende operar em capacidade plena com 12 produtos diferentes em linha. A expectativa é gerar até 20 mil empregos até o final de 2026, com 2 mil vagas criadas em janeiro de 2025 para a finalização da construção.

Em maio de 2025, mais 3 mil empregos serão gerados com o início da montagem em SKD dos modelos Song Pro e Dolphin Mini. Em agosto, começará a produção mais nacionalizada, incluindo processos como solda e pintura, com 5 mil novos empregos.

A produção inicial será de 150 mil carros por ano, podendo dobrar para 300 mil veículos. A fábrica será flexível, permitindo a produção de 12 modelos diferentes na mesma linha, além de abrigar um centro de pesquisa e desenvolvimento com 2 mil empregados.

Questões trabalhistas e posicionamento da BYD

O complexo industrial será voltado para o mercado brasileiro e sul-americano. A BYD planeja construir uma planta no México para abastecer América Central e Estados Unidos. A expansão no Brasil ocorre em meio a inquéritos sobre condições de trabalho.

A BYD destacou seu compromisso com a segurança e ética, afastando gestores de empresas terceirizadas envolvidas em denúncias. A montadora reforçou seu investimento de R$ 5,5 bilhões e o potencial de geração de empregos diretos e indiretos.

A empresa afirmou que está implementando medidas para assegurar o cumprimento da legislação trabalhista. A intenção é garantir o respeito a todos os profissionais envolvidos na construção da fábrica, mantendo o compromisso com as leis locais e a ética empresarial.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.