BYD supera Toyota em vendas de elétricos no Japão e montadoras locais reagem

Avanço da fabricante chinesa no mercado japonês acelera estratégias de eletrificação das marcas tradicionais

BYD Seal 07 DM-i
Foto: Divulgação/BYD
BYD Seal 07 DM-i

A BYD , gigante  chinesa de veículos elétricos , alcançou um marco histórico ao ultrapassar a Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024 . A empresa comercializou 2.223 unidades , contra 2.038 da Toyota , uma diferença de 185 veículos.

Este feito ocorre em um cenário de queda nas vendas de elétricos no Japão. Em 2024, foram comercializadas 59.736 unidades, uma redução de 33% em relação ao ano anterior, representando menos de 2% do total de vendas de veículos no país.

A BYD entrou no mercado japonês em 2023 com os modelos Atto 3 e Dolphin. Em 2024, lançou o sedã Seal EV, que se tornou o carro elétrico importado mais vendido no país, com preços a partir de 5,28 milhões de ienes.

Reação das montadoras japonesas

As tradicionais fabricantes japonesas estão acelerando seus planos de eletrificação em resposta ao avanço da BYD. A Toyota planeja lançar 30 novos modelos elétricos até 2030, sob a linha "bZ" (Beyond Zero).

bZ7 Concept
Foto: reprodução/dongchedi
bZ7 Concept

A Nissan busca expandir sua linha de elétricos, incluindo uma versão do popular Qashqai até 2025. Já a Honda anunciou planos de vender apenas veículos eletrificados até 2040, com o primeiro modelo previsto para 2026.

Em uma movimentação surpreendente, Honda e Nissan anunciaram negociações para uma fusão. A união deve criar a terceira maior montadora do mundo, aumentando a competitividade frente a marcas como BYD e Tesla.

As montadoras japonesas também estão investindo em pesquisa e desenvolvimento. A Toyota foca em baterias sólidas, enquanto Honda e Nissan formaram uma aliança para desenvolver tecnologias de baterias e software.

Foto: Divulgação/ Sony Honda
Interior do Afeela 1 abusa das telas

O mercado japonês enfrenta desafios únicos na transição para veículos elétricos. A falta de infraestrutura de carregamento, a preferência por carros a gasolina e os preços elevados dos elétricos são barreiras para a adoção em massa.

Apesar dos obstáculos, a BYD mantém uma estratégia agressiva de expansão no país. A empresa planeja abrir 100 lojas no Japão até 2025, oferecendo veículos com preços competitivos e um portfólio diversificado de modelos.

As montadoras japonesas enfrentam o desafio de adaptar suas cadeias de suprimentos para a produção de elétricos. Isso inclui a busca por fornecedores locais de materiais para baterias e a otimização da produção para atender à crescente demanda.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.