‘Híbridos-leves’ saem da classificação de eletrificados pela ABVE

Nova metodologia da ABVE redefine veículos eletrificados e impacta números de participação de mercado no Brasil

Fastback e Pulse híbridos-leves
Foto: Divulgação
Fastback e Pulse híbridos-leves

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) alterou os critérios para definir veículos eletrificados no Brasil . A partir de janeiro de 2025, os  micro-híbridos (MHEV) não são mais considerados eletrificados . A mudança visa oferecer dados mais precisos sobre a eletromobilidade no país.

A nova classificação de eletrificados adotada pela ABVE considera apenas veículos com motorização elétrica acima de 60V e tração elétrica independente. Os modelos incluídos são BEV (100% elétricos), PHEV (híbridos plug-in), HEV (híbridos sem recarga externa) e HEV Flex. Os veículos a hidrogênio também entram na lista.

Veículos 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos com motorização elétrica a partir de 60V são considerados eletrificados
Foto: Divulgação/Estapar
Veículos 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos com motorização elétrica a partir de 60V são considerados eletrificados

A exclusão dos MHEV, que possuem motorização abaixo de 60V e sem tração elétrica, foi motivada pela chegada ao mercado de novos modelos MHEV de 12V, a partir de outubro de 2024. Fiat Pulse Hybrid e Kia Stonic são exemplos dos modelos retirados da contagem de eletrificados.

Foto: Divulgação
Kia Stonic 2025


Impacto nas vendas

Em janeiro de 2025, foram vendidos 12.556 veículos classificados como eletrificados, segundo a nova metodologia da ABVE. Esse número representa 8% do total de automóveis e comerciais leves comercializados no mês no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave.

Se os MHEV ainda fossem considerados eletrificados, o total de vendas alcançaria 16.502 unidades, com uma participação de mercado de 10%. A mudança nos critérios visa evitar distorções em dados sobre o crescimento da eletromobilidade no Brasil.

Foto: Divulgação
Fastback T200 Hybrid

Segundo a ABVE, os veículos eletrificados com recarga externa, como BEV e PHEV, representaram 83% do total de vendas em janeiro. Os híbridos HEV e HEV Flex totalizaram 17% das vendas, destacando-se entre as opções disponíveis no mercado.

Distribuição por tecnologia

Os PHEV lideraram o mercado de eletrificados com 53,4% das vendas, totalizando 6.701 unidades em janeiro. Na comparação com janeiro de 2024, houve um aumento de 71,4%. Em relação a dezembro de 2024, as vendas registraram um recuo de 36,3%.

Os veículos BEV representaram 29,4% das vendas em janeiro, com 3.700 unidades. Houve uma redução de 15% em comparação a janeiro de 2024 e a dezembro de 2024, quando foram vendidas 4.368 unidades.

Foto: Divulgação/BYD
BYD Dolphin Mini foi o elétrico mais vendido no Brasil em 2024

Os HEV corresponderam a 12% do mercado de eletrificados em janeiro, com 1.545 unidades vendidas. Esse número representa um crescimento de 23,5% sobre janeiro de 2024, mas uma queda de 5% em relação a dezembro de 2024.

Os HEV Flex tiveram participação de 5% no mercado em janeiro, totalizando 610 unidades vendidas. As vendas caíram 62% em relação a janeiro de 2024 e 57% comparadas a dezembro de 2024.

Geografia da eletromobilidade

O Sudeste lidera as vendas de veículos eletrificados no Brasil, com 47% do total em janeiro, equivalente a 5.898 unidades. Em seguida, o Nordeste registrou 18% das vendas, com 2.235 unidades, e o Sul, com 17%, totalizando 2.129 unidades.

O Centro-Oeste ocupou a quarta posição, com 14% das vendas, somando 1.768 unidades. A região Norte registrou 4% das vendas de eletrificados, com 529 unidades. O Sudeste apresentou uma queda de 3,9 pontos percentuais em participação, indicando avanços em outras regiões.

O avanço na infraestrutura de recarga e a abertura de novas concessionárias em diferentes regiões foram fatores importantes para o crescimento das vendas de eletrificados fora do Sudeste. Em novembro de 2024, havia 12.137 pontos de recarga públicos e semipúblicos no país.

Os municípios que mais venderam veículos eletrificados em janeiro de 2025 foram São Paulo, com 1.612 unidades, seguido por Brasília (1.003), Rio de Janeiro (573), Belo Horizonte (550) e Curitiba (355). Esses dados destacam a geografia da eletromobilidade no Brasil.

Micro-híbridos

Em janeiro, foram vendidas 3.946 unidades de micro-híbridos, sendo 2.883 MHEV 12V e 1.063 MHEV 48V. Houve um aumento de 6,7% na comparação com dezembro de 2024. A ABVE continua a contabilizar a evolução desses veículos em quadros separados.