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O Brasil registrou um aumento importante no número de eletropostos em fevereiro, totalizando 14.827 pontos públicos e semi-públicos, segundo dados divulgados pela Tupi Mobilidade.
Em comparação com os 12.137 pontos de recarga existentes em novembro de 2024, o país experimentou um crescimento de 22% na infraestrutura, impulsionando o processo de eletromobilidade.
A expansão da infraestrutura acompanha o aumento da frota de veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no mercado, com a disseminação ocorrendo também no interior do país.
A frota de veículos elétricos soma 208.344 unidades, resultando em um índice de 14 veículos por eletroposto, considerando a infraestrutura existente.
Desse total, 45% (93.082 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores, enquanto 55% (115.262 veículos) são híbridos plug-in (PHEV).
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Os veículos híbridos plug-in possuem uma dependência parcial da infraestrutura, já que também operam com motor a combustão, oferecendo maior flexibilidade aos proprietários.
Considerando apenas os veículos 100% elétricos, a relação é de 6 veículos por eletroposto, o que indica a necessidade contínua de expansão da rede de carregamento.
Expansão geográfica
Atualmente, 1.363 municípios brasileiros contam com eletropostos, um avanço em relação aos 1.263 registrados em novembro de 2024, representando um crescimento de 8%.
Esse avanço fortalece a autonomia e a confiança dos usuários de veículos elétricos, permitindo viagens mais longas e com maior tranquilidade.
O crescimento é notável nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da eletromobilidade e a interiorização da infraestrutura por todo o país.
O Norte passou de 38 para 47 municípios com eletropostos, o Centro-Oeste de 107 para 121, e o Nordeste saltou de 294 para 326 municípios, demonstrando um avanço consistente.
O Sudeste foi de 479 para 506 municípios, enquanto o Sul passou de 345 para 363, mostrando que a expansão ocorre em todas as regiões do país.
Características e tipos de carregadores
Dos 14.827 eletropostos existentes, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto os 16% restantes (2.430) são carregadores rápidos (DC).
Em relação a novembro de 2024, o crescimento dos carregadores rápidos superou o dos lentos, reforçando a evolução da mobilidade elétrica no país.
Os carregadores rápidos (DC) aumentaram de 1.516 para 2.430, um crescimento de 60%, enquanto os carregadores lentos (AC) foram de 10.621 para 12.397, com um crescimento de 17%.
Davi Bertoncello, diretor do GT de Comunicação da ABVE, membro do Conselho e diretor executivo da Tupi Mobilidade, comentou sobre o crescimento.
“Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. A de um país que, em poucos anos, saltou de poucas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil", disse Bertoncello.
"Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, que são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre", completou.
"Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar”, finalizou Bertoncello, referindo-se ao número de carregadores rápidos no país.