
A Audi pode trazer de volta seu superesportivo R8 ao mercado em 2027, quatro anos após encerrar sua produção. De acordo com relato da revista britânica Autocar, a marca alemã estaria desenvolvendo uma nova geração do modelo, adotando uma abordagem híbrida plug-in .
O novo R8 deve compartilhar a plataforma e o conjunto motriz com o Lamborghini Temerario. Esta estratégia segue a parceria já estabelecida entre as marcas nas gerações anteriores do superesportivo alemão, como ocorreu com o Gallardo e o Huracán.
O sistema híbrido plug-in do futuro R8 combinaria um motor V8 4.0 biturbo a três motores elétricos. No Lamborghini, essa configuração gera 907 cv de potência combinada e 800 Nm de torque, mas a versão Audi pode chegar perto dos 1000 cv em sua variante mais potente.
Desempenho e versatilidade
Com esse impressionante conjunto mecânico, espera-se que o novo R8 seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, atingindo velocidades máximas superiores a 320 km/h. Isso o tornaria o Audi de rua mais rápido e potente já produzido.
Diferentemente do Lamborghini, o R8 deve priorizar o conforto para uso diário, mantendo sua característica de superesportivo versátil. A bateria de 3,8 kWh permitirá ao veículo percorrer alguns quilômetros em modo totalmente elétrico.

O projeto do novo R8 já estaria em desenvolvimento, com previsão de lançamento para o final de 2027. A Audi planeja oferecer versões cupê e conversível do modelo, que poderá receber o sufixo "e-tron" para reforçar a estratégia de eletrificação da marca.
Além do uso nas ruas, o futuro R8 deve servir como base para carros de competição homologados pela FIA. Isso permitirá sua participação em eventos de endurance como as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Nürburgring.
Com o retorno do R8, a Audi preencherá novamente a lacuna deixada em sua linha de superesportivos de motor central. A combinação de tecnologia híbrida avançada com o DNA esportivo da marca promete manter vivo o legado do icônico modelo alemão.