BYD lança novo sistema de carregamento ultraveloz e supera Tesla

Tecnologia chinesa promete recarregar 470 km de autonomia em apenas 5 minutos, desafiando líderes do mercado de veículos elétricos

Plataforma de 1000 volts da BYD
Foto: Divulgação/BYD
Plataforma de 1000 volts da BYD

A BYD , gigante  chinesa do setor automotivo, acaba de anunciar uma inovação que promete revolucionar o mercado de veículos elétricos . A empresa apresentou um novo sistema de  carregamento ultraveloz, capaz de fornecer 470 quilômetros de autonomia em apenas cinco minutos de recarga.

O anúncio foi feito pelo presidente e fundador da BYD, Wang Chuanfu, durante um evento em Shenzhen. A nova tecnologia, denominada Super e-Platform, inclui baterias de carregamento ultrarrápido, um motor de 30.000 RPM e chips de potência de carboneto de silício de última geração.

De acordo com a BYD, o sistema permite uma potência de carregamento de um megawatt e uma velocidade máxima de carregamento de dois quilômetros por segundo. Isso o torna, segundo a empresa, o sistema mais rápido do tipo para veículos produzidos em massa.

Comparação com concorrentes

A velocidade de carregamento anunciada pela BYD supera até mesmo os superchargers da Tesla, que conseguem recarregar 275 quilômetros de autonomia em 10 minutos. Outros concorrentes, como o novo sedã elétrico CLA da Mercedes-Benz, atingem 325 quilômetros de autonomia após 10 minutos de recarga.

Carregador elétrico
Foto: Agência Brasil
Carregador elétrico

No mercado chinês, a Li Auto utiliza uma bateria da CATL em um de seus veículos, oferecendo 500 quilômetros de autonomia com 12 minutos de carga. A BYD afirma que seu novo sistema eleva o patamar tecnológico para "outra dimensão".

Impacto no mercado

O anúncio da nova tecnologia causou um impacto significativo no mercado financeiro. As ações da BYD na Bolsa de Hong Kong já subiram cerca de 45% neste ano, refletindo o otimismo dos investidores em relação à inovação da empresa.

Foto: Divulgação
BYD Dolphin Mini

A BYD, que atualmente rivaliza com a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo, teve um início promissor em 2025. A empresa vendeu mais de 318.000 veículos de passageiros no mês passado, um aumento de 161% em relação ao ano anterior.

Detalhes técnicos

A BYD atribui o desempenho excepcional do novo sistema ao seu "sistema de terminal de carregamento ultrarrápido de megawatts totalmente resfriado a líquido". A empresa também desenvolveu internamente um chip de potência automotivo de carboneto de silício de próxima geração.

A nova bateria de carregamento ultrarrápido conta com canais de íons de ultra-alta velocidade, que reduzem a resistência interna da bateria em 50%. Além disso, a BYD lançou um motor de 30.000 RPM produzido em massa, que promete aumentar a velocidade do veículo e reduzir o peso e o tamanho do motor.

Desafios e considerações

Apesar dos avanços promissores, existem desafios a serem considerados. O carregamento ultrarrápido pode impactar a segurança e a durabilidade das baterias ao longo do tempo. Além disso, as redes elétricas atuais podem não suportar a carga de um carregamento tão rápido.

A BYD planeja construir mais de 4.000 estações de carregamento ultrarrápido na China para suportar a nova tecnologia. No entanto, algumas empresas, como a Xpeng, estão desenvolvendo unidades de armazenamento de energia próprias para gerenciar a alta demanda por eletricidade.

Modelos e preços

Os primeiros modelos a contar com a Super e-Platform da BYD serão o Han L e o Tang L, que já estão em pré-venda na China e devem ser lançados em abril. O Han L terá preço inicial de 270.000 yuans (cerca de R$ 213 mil), enquanto o Tang L (SUV) começará em 280.000 yuans (cerca de R$ 221 mil).

Foto: Divulgação/BYD
Han L EV 4WD e o Tang L EV 4WD

Ambos os modelos contarão com os recursos mais recentes de direção autônoma da BYD, chamados God's Eye. Por enquanto, o sistema estará disponível apenas na China, mas a empresa não descarta sua expansão para outros mercados no futuro.

Impacto na indústria

A nova tecnologia da BYD pode representar uma ameaça competitiva para outras empresas do setor, como a CATL, atualmente a maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos. Além disso, o sistema de carregamento ultrarrápido pode influenciar o debate sobre a viabilidade da troca de baterias, método adotado por algumas empresas como a Nio.

A inovação da BYD promete reduzir significativamente a "ansiedade de carregamento" dos consumidores, um dos principais obstáculos à adoção em massa de veículos elétricos. No entanto, especialistas alertam que a infraestrutura de carregamento ainda precisa evoluir para suportar plenamente essa nova tecnologia.