
A Jeep apresentou a terceira geração do Compass para o mercado europeu, abrindo uma nova fase para o SUV médio com motorização híbrida ou totalmente elétrica. O modelo linha 2026 reforça a aposta da Jeep em eletrificação e já pode ser encomendado no continente.
O novo Compass adota a plataforma STLA Medium, compartilhada com o Peugeot 3008, e passa a oferecer maiores dimensões. Com 4,55 metros de comprimento e 2,79 metros de entre-eixos, o SUV ficou mais espaçoso e agora conta com porta-malas de 550 litros pelo padrão europeu.

As mudanças visuais mantêm o DNA tradicional da Jeep. A grade frontal permanece com as sete fendas características, agora fechadas e com iluminação de LED integrada. O para-choque dianteiro é mais robusto, enquanto o capô revela linhas retilíneas, ampliando a percepção de tamanho do carro.
Interior tecnológico e amplo
A cabine do Compass evoluiu para priorizar conforto, tecnologia e conectividade. O painel de instrumentos é digital de 10 polegadas, enquanto a central multimídia ganhou tela maior, com 16 polegadas. O interior ressalta os materiais macios ao toque e bancos que mesclam couro e tecido com costuras em relevo.
Elementos estilizados em formato de "X" aparecem nas luzes externas e nos detalhes do acabamento interno. O console central traz uma fileira de comandos físicos e um seletor giratório, organizando funções para o motorista e passageiros.
Na traseira, as lanternas adotam aspecto mais reto e são unidas por uma barra iluminada. O nome da marca surge em destaque, também iluminado. O visual lateral segue linhas geométricas, com vincos pronunciados e caixas de roda características da Jeep.
Motores eletrificados
No mercado europeu, o novo Compass abre mão dos conjuntos puramente a combustão e oferece apenas versões híbridas e elétricas. A opção híbrida leve utiliza sistema de 48V associado ao motor 1.2 turbo de três cilindros, com potência de 145 cv e câmbio e-DCT automatizado de dupla embreagem.
A versão híbrida plug-in combina motor 1.6 turbo de quatro cilindros com sistema elétrico, totalizando 195 cv de potência. Já as opções 100% elétricas garantem três configurações: dianteira com 213 ou 231 cv, e tração integral com 375 cv.
O destaque de autonomia pertence à versão elétrica, capaz de percorrer até 650 km segundo o padrão europeu WLTP. Essa marca faz do Compass um dos SUVs médios eletrificados com maior alcance disponível atualmente no mercado europeu.
A precificação para o Compass elétrico começa em 51.750 euros, aproximadamente R$ 334.300 na conversão direta. A versão híbrida First Edition parte de 41 mil euros, cerca de R$ 265 mil.
No Brasil, o Compass segue na geração anterior sem opções eletrificadas, equipado com motor 1.3 turboflex T270 de 176 cv ou motor 2.0 Hurricane turbo de 272 cv nas versões topo de linha. Atualmente, o SUV é vendido em sete versões, com valores entre R$ 186.990 e R$ 291.990.
A produção brasileira da nova geração do Compass está prevista para ocorrer na fábrica de Goiana, em Pernambuco. A Stellantis confirmou investimentos de R$ 13 bilhões na planta, preparando a nacionalização da matriz STLA Medium e das novas motorizações híbridas e plug-in, viabilizando a chegada do modelo atualizado ao mercado nacional entre 2026 e 2027.