Neta Auto seguirá no Brasil, apesar de baixa nas vendas

Marca chinesa vendeu apenas 51 veículos em seis meses de operação, mas reafirma compromisso com mercado brasileiro

Neta Auto Aya
Foto: Reporodução
Neta Auto Aya

A Neta Auto confirmou que manterá suas operações no Brasil, mesmo enfrentando desempenho comercial abaixo das expectativas . A marca chinesa, controlada pela Hozon, vendeu apenas 51 veículos desde novembro de 2024, quando iniciou suas atividades no país.

Em maio de 2025, a empresa registrou apenas cinco emplacamentos, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). O baixo volume de vendas contrasta com o estoque disponível de aproximadamente 800 veículos no porto de Cariacica, no Espírito Santo.

A companhia está desenvolvendo novas estratégias comerciais para impulsionar os resultados, incluindo a possibilidade de vendas diretas. As redes sociais da marca no Brasil foram reativadas, assim como o site oficial, que estava em manutenção.

Rede de distribuição limitada

Atualmente, a Neta Auto opera com duas lojas funcionando no país: uma no Rio de Janeiro e outra em Juazeiro, na Bahia. Outras três unidades estão com status "em construção", conforme informações disponíveis no site oficial da marca.

O portfólio brasileiro inclui dois modelos elétricos: o Aya, com preço a partir de R$ 133.900, e o X, por R$ 209.990. Ambos são oferecidos com desconto de R$ 10 mil sobre o preço de tabela.

A empresa oferece pacote de benefícios que inclui financiamento com taxa zero, IPVA grátis, Wallbox e emplacamento sem custo. O valor total dos subsídios para compra chega a R$ 25 mil, segundo a própria marca.

Crise na matriz chinesa

Na China, a Neta Auto enfrenta situação crítica com dívidas de aproximadamente US$ 1,4 bilhão, equivalente a quase R$ 8 bilhões. A empresa paralisou a produção desde fevereiro de 2025, quando fabricou apenas 740 unidades.

A fabricante sofreu queda de 98% nas vendas no mercado chinês e teve que deixar sua sede anterior devido ao término do contrato de locação. A companhia também reduziu em até 75% os salários dos funcionários remanescentes.

A situação gerou protestos de concessionários chineses, que se reuniram em abril na porta da fábrica em Tongxiang, província de Zhejiang, reivindicando soluções para supostos calotes. A empresa está envolvida em mais de 400 disputas judiciais e cerca de 90 processos de execução.

Plano de reestruturação

Em comunicado oficial, a Neta Auto do Brasil informou estar engajada em processo global de reorganização estratégica e administrativa. A empresa afirma contar com apoio do governo chinês e entrada de novos investidores para fortalecer as operações.

A companhia implementou plano de "dívida em troca de participação" para manter cooperação com fornecedores. Segundo a marca, mais de 50% desse plano já foi concluído com sucesso, com negociações avançadas para novos investimentos.

A Neta Auto reforçou que o Brasil é "um dos focos principais da companhia" e que não há planos de encerramento das operações no país. A empresa garantiu continuidade nos serviços de vendas, pós-vendas e fornecimento de peças.