
A Stellantis inaugurou nesta semana, em Betim (MG), um centro de testes de colisão voltado a veículos híbridos e elétricos.
A estrutura, considerada a mais moderna do hemisfério sul, foi apresentada durante a primeira visita oficial do CEO global Antonio Filosa ao Brasil.
Com protocolos específicos para baterias de alta voltagem, o novo Safety Center amplia a capacidade da montadora de desenvolver localmente soluções de segurança para a próxima geração de veículos.
Testes com foco em baterias de alta voltagem
Durante os testes realizados no Safety Center, mais de 50 engenheiros seguem procedimentos rigorosos para avaliar o desempenho de veículos eletrificados em colisões.
Os ensaios incorporam tecnologias que detectam curtos-circuitos, fuga térmica e risco de incêndio, com acompanhamento em tempo real.
A preparação inclui inspeções detalhadas nas baterias antes dos impactos, e o monitoramento segue após os testes, com câmeras térmicas e sensores conectados a sistemas online.
Esses dados ficam acessíveis ao Corpo de Bombeiros e às equipes técnicas, o que permite resposta rápida em caso de instabilidade.
Sinais de risco disparam automaticamente sistemas de contenção e supressão de incêndio.
Em situações críticas, os veículos são imersos em tanques de água desenvolvidos para emergências com baterias de alta voltagem.
Padrões alinhados a centros internacionais
Com a nova unidade, a Stellantis passa a realizar localmente testes similares aos praticados em centros de referência nos Estados Unidos e Europa.
As baterias são avaliadas em múltiplos cenários de impacto e monitoradas por até 24 horas após os testes, em áreas de segurança.
A estrutura também segue protocolos internacionais de validação, que permite que dados obtidos no Brasil tenham validade global no processo de certificação de novos modelos.