Bateria do VW ID.3 mantém 91% da capacidade após 160 mil km

Modelo testado pelo ADAC desde 2021 segue com bom desempenho e autonomia próxima da original, apesar de falhas pontuais

Bateria do VW ID.3 mantém 91% da capacidade após 160 mil km
Foto: Divulgação/ADAC
Bateria do VW ID.3 mantém 91% da capacidade após 160 mil km

O carro elétrico VW ID.3, avaliado em teste de longa duração pelo clube alemão ADAC, completou 160.000 quilômetros em quatro anos e manteve 91% da capacidade da bateria, o que supera expectativas mesmo após o fim da garantia de oito anos ou 160 mil km.

Apesar de alguns problemas operacionais e custos elevados de manutenção, o modelo mostrou robustez estrutural, consumo controlado e poucas perdas de autonomia ao longo do tempo.

O estado da bateria

A unidade testada, um VW ID.3 Pro S com bateria de 77 kWh, apresentou resultado consistente nos testes de saúde da bateria.

O estado de saúde (SoH) atual é de 91%, com margem de variação de até três pontos percentuais, conforme medição com o teste Aviloo Premium.

Ao longo da quilometragem, os índices se mantiveram acima de 90%, mesmo com uso intensivo e recargas constantes até 100%.

A autonomia prática se manteve próxima dos 425 km, valor inferior apenas em 13 km ao registrado no início do teste, segundo dados de consumo real e não apenas de banco de provas.

Em temperaturas negativas, a autonomia caiu para cerca de 300 km, mas o veículo completou viagens de ida e volta em regiões alpinas sem recarga intermediária.

Consumo e desempenho

O consumo médio durante o período de avaliação foi de 23 kWh/100 km, incluindo perdas na recarga. A atualização do software reduziu esse índice para 18,3 kWh/100 km em testes padronizados.

No uso urbano e em temperaturas amenas, o consumo caiu para 13 kWh/100 km. No inverno, chegou a 30 kWh.

O desempenho também foi bem avaliado. Com motor de 204 cv e tração traseira, o ID.3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h.

A dirigibilidade foi elogiada por sua agilidade e conforto, inclusive em longas viagens.

Recargas e software

Após atualização para o software 3.2, o veículo passou a aceitar picos de carga acima de 160 kW, e reduziu o tempo de recarga entre 10% e 80% para cerca de 30 minutos. Antes disso, a potência máxima era de 125 kW.

No frio, porém, o ID.3 ainda apresenta lentidão nas recargas, devido à ausência de pré-condicionamento automático da bateria.

Apesar das melhorias, o sistema de infoentretenimento segue lento, com comandos táteis imprecisos e exigência de confirmações constantes.

A interface com Apple CarPlay continua sobrepondo funções nativas mesmo quando não está em uso.

Custos e manutenção

Em quatro anos, o veículo passou por duas revisões programadas, aos 74.271 km e 176.604 km. Ambas custaram cerca de € 500 cada. A manutenção do ar-condicionado custou € 198, o que equivale a pouco mais de R$ 1.284.

Defeitos pontuais incluíram rachadura no para-brisa, falha em sensor de estacionamento e problemas na antena GPS, além de pane ligada à função de abertura automática, corrigida por software.

Mesmo com pequenos defeitos, o VW ID.3 demonstrou confiabilidade, baixo desgaste estrutural e desempenho sólido. A próxima meta do ADAC é chegar aos 250 mil quilômetros com o mesmo veículo.