Califórnia suspende vendas da Tesla após propaganda enganosa

Paralisação de 30 dias das atividades da montadora foi solicitada após declarações falsas sobre sistemas de “piloto automático”

Tesla enfrenta questionamentos regulatórios sobre sistemas de assistência há vários anos
Foto: Montagem
Tesla enfrenta questionamentos regulatórios sobre sistemas de assistência há vários anos

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia solicitou suspensão das licenças de fabricante e revendedor da Tesla por no mínimo 30 dias. A ação judicial acusa a montadora de propaganda enganosa sobre as capacidades dos sistemas de assistência ao motorista.



A investigação do DMV californiano teve início em 2021 e foca nas nomenclaturas "Autopilot" e "Full Self-Driving". Segundo o órgão, os nomes sugerem condução autônoma, mas os sistemas não permitem dirigir sem intervenção humana.

O caso foi reportado inicialmente pelo portal Electrek e tramita após audiência judicial de cinco dias. O DMV busca também restituição financeira da Tesla, com valor a ser determinado em audiência futura sobre os danos causados.

Declarações da Tesla são contestadas

As autoridades californianas questionam declarações públicas da montadora sobre a tecnologia. Uma das afirmações contestadas diz que o sistema "é projetado para conduzir viagens curtas e longas sem ação necessária da pessoa no banco do motorista".

Outra declaração problemática afirma que "tudo que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir". O DMV considera que essas afirmações induzem consumidores a erro sobre as reais capacidades dos sistemas.

A Tesla argumentou que avisos internos do veículo para motoristas permanecerem atentos são suficientes para prevenir interpretações equivocadas. O argumento não convenceu as autoridades durante o processo judicial que determinou a solicitação de suspensão.

A Califórnia representa o maior mercado de veículos elétricos e carros novos dos Estados Unidos. Uma suspensão temporária das vendas impactaria significativamente as operações comerciais da montadora no estado.

Histórico de investigações federais

A Tesla enfrenta questionamentos regulatórios sobre sistemas de assistência há vários anos. Em 2021, Jennifer Homendy, presidente do Conselho Nacional de Segurança em Transportes, classificou a nomenclatura "Full Self-Driving" como "enganosa e irresponsável".

O governo federal conduziu múltiplas investigações sobre os sistemas da Tesla recentemente. Uma investigação deste ano envolveu o recurso "Smart Summon" de estacionamento remoto em 2,6 milhões de veículos da marca.

Investigações anteriores resultaram em recalls ou ordens para corrigir falhas de segurança. O caso atual difere por potencialmente impactar vendas diretas da montadora em seu principal mercado americano.

A Tesla registrou queda significativa nas vendas durante o segundo trimestre, período que coincidiu com saída de principais executivos de vendas. O novo chefe de vendas é ex-executivo de tecnologia da informação sem experiência prévia no setor.

A montadora enfrenta desafios adicionais com possível perda de receita de créditos de conformidade. A suspensão de penalidades federais de emissões pode afetar essa fonte de renda frequentemente mais importante que as próprias vendas de veículos.