
O Yangwang U9 Track Edition , superesportivo eletrificado de produção em série da divisão de luxo da chinesa BYD , atingiu a velocidade recorde de: 472,41 km/h , tornando-se o veículo elétrico mais rápido do mundo .
O teste aconteceu no circuito fechado de Papenburg, na Alemanha , e superou a velocidade máxima de 431,45 km/h atingida pelo hipercarro eletrificado Rimac Nevera R em julho de 2025.
A edição para pistas do Yangwang U9 , que preserva o design aerodinâmico da versão convencional, foi pilotada pelo alemão Marc Basseng.
Configuração

Segundo a montadora, o Yangwang U9 Track Edition possui quatro motores elétricos
, que carregam 755 cv de potência cada. O valor total combinado é de 3.018 cv
.
Ou seja, é o carro de produção em série mais potente de toda a história.
O eletrificado superesportivo pesa 2.500 kg. As rodas possuem 20 polegadas e são calçadas com pneus semi-slick dedicados às pistas .
O modelo utiliza um sistema de vetorização de torque independente, baseado nos motores da plataforma e4 .
Esse sistema realiza o monitoramento constante das condições da pista. A partir do resultado, ajusta a distribuição de torque em cada uma de suas rodas.
Vale destacar que o sistema produz mais de 100 correções por segundo .
De acordo com a fabricante chinesa, o sistema “garante o controle absoluto da dirigibilidade do veículo” . Com isso, situações que podem ser consideradas de risco, como deslizamentos e perdas de tração, são evitadas.
Convencional
O Yangwang U9
, que faz parte da linha de luxo e de alta performance da BYD, também possui quatro motores elétricos em sua estrutura convencional. A potência, no entanto, é menor: 1.300 cv ao todo.
Possui as seguintes dimensões aproximadas:
- Comprimento: 5 metros;
- Largura: 2 metros;
- Altura: 1,3 metro;
- Entre-eixos: 2,90 metros.
Segundo a BYD, a aceleração de 0 a 100 km/h do U9 ocorre em menos de 2,3 segundos .
Além disso, é desenvolvido sobre a plataforma e4 , que possui arquitetura elétrica de 800 Volts.
A estrutura possui a potência de recarga de 500 kW. Com isso, é possível recuperar 50% da carga das baterias em 10 minutos.