
O Mercedes-AMG GT XX , protótipo elétrico da montadora alemã, estabeleceu novos recordes durante um teste de longa duração realizado no circuito de alta velocidade de Nardò, na Itália.
O veículo foi desenvolvido sobre a plataforma AMG.EA , projetada para modelos elétricos de alto desempenho da marca .
Durante o teste, o carro-conceito percorreu 5.479 km em um período de 24 horas , valor que supera o recorde anterior do XPeng P7 , que havia percorrido 3.561 km no mesmo período.
Com isso, o protótipo da Mercedes -AMG ampliou a distância em 1.918 km . Segundo a montadora, esse feito sinaliza a resistência e a capacidade da operação contínua em alta velocidade.
O teste de resistência também destacou marcos notáveis: o GT XX percorreu 2.000 km em 8h40min , 5.000 km em 21h55min e completou quase 40.075 km , o equivalente à circunferência da Terra, em cerca de 7 dias e 13 horas.

Além disso, a lista registra os recordes de distância percorrida nos intervalos de tempo de 12, 24, 48, 72, 96, 120, 144 e 168 horas. Cada um desses períodos permite avaliar não apenas a autonomia do veículo, mas também a sua resistência , estabilidade e consistência de desempenho ao longo do tempo.
Foram necessários 17 pilotos , incluindo George Russell da Fórmula 1 , que se revezaram ao decorrer de turnos com duas horas de duração.
Para a Mercedes , o recorde não é apenas um feito técnico, mas uma prova de conceito para futuros modelos elétricos de alto desempenho.
A marca afirmou ainda que é possível unir velocidade e autonomia em veículos elétricos, reforçando a transição da empresa para a mobilidade elétrica sem comprometer a experiência da condução e a performance esperada de um modelo AMG.
Vale destacar que o Mercedes-AMG GT XX é um protótipo , ou seja, ele não terá fabricação em série. Por outro lado, a sua tecnologia e o seu visual podem servir de inspiração para outros veículos.
Configuração
O Mercedes-AMG GT XX Concept é equipado com três motores axiais que juntos entregam 1.360 cv de potência.
A bateria utilizada no protótipo possui alta tensão, com capacidade estimada entre 100 e 114 kWh, e utiliza resfriamento por imersão, permitindo o controle da temperatura durante operação prolongada.
Durante os testes na pista, o veículo manteve uma velocidade constante de 300 km/h .
O carro também passou por abastecimentos ultrarrápidos de até 850 kW.
Para garantir estabilidade em altas velocidades, o veículo conta com um sistema de asas aerodinâmicas ajustáveis via Bluetooth.