
O Mitsubishi Eclipse Cross está prestes a entrar em uma nova fase. A marca japonesa confirmou que seu primeiro SUV totalmente elétrico será lançado na Europa antes do fim de 2025.
Produzido sob acordo OEM com o Grupo Renault, o modelo sairá da fábrica ElectriCity Douai, no norte da França — o principal polo de veículos elétricos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
O novo Eclipse Cross elétrico será construído sobre a plataforma CMF-EV, a mesma usada por outros modelos da aliança. Compacto, tecnológico e voltado para eficiência, ele marca um passo importante na estratégia de eletrificação da Mitsubishi na Europa.
SUV elétrico reforça a nova fase da Mitsubishi
O lançamento do Eclipse Cross BEV complementa a linha eletrificada da marca, que já conta com o Outlander híbrido plug-in (PHEV) e o Grandis híbrido (HEV).

Com isso, a Mitsubishi passa a atuar em todas as frentes da mobilidade elétrica, dos híbridos aos modelos 100% a bateria.
“Tendo desenvolvido o primeiro carro elétrico de produção em massa do mundo, a Mitsubishi Motors tem como missão oferecer veículos ambientalmente corretos e alcançar a neutralidade de carbono”, afirmou Takao Kato, presidente e CEO da montadora.
No Brasil, a marca ainda não confirmou planos de lançar o Eclipse Cross elétrico. A estratégia local continua voltada à eletrificação gradual da linha, com foco em híbridos e híbridos plug-in.
Design mistura robustez e aerodinâmica
Baseado no conceito Smart Armor, o SUV combina força e sofisticação em um visual de “armadura inteligente”.
Na dianteira, o conhecido Dynamic Shield aparece em uma nova evolução, com grade tridimensional em formato de favo de mel e faróis de LED integrados.
Nas laterais, linhas em formato de “J” acompanham as luzes diurnas, criando proporções firmes e ágeis.
As rodas triangulares de 20 polegadas reforçam o aspecto esportivo, enquanto a traseira adota o estilo Hexagonal Stability, assinatura visual da marca que transmite equilíbrio e robustez.
Interior moderno e personalizável
Por dentro, o conceito “Esportivo e Moderno” domina o ambiente. O painel horizontal em acabamento prateado cria sensação de amplitude, enquanto os bancos com costura em padrão diamante combinam conforto e elegância.
A iluminação ambiente embutida nas portas e no painel pode ser ajustada em 48 tonalidades diferentes, que mudam automaticamente conforme o modo de condução.
O teto panorâmico de vidro com função eletrocrômica permite alternar entre transparência total, escurecimento completo ou modos divididos entre frente e traseira — tudo com um toque.
O resultado é uma cabine espaçosa, tecnológica e aconchegante para cinco ocupantes.
Desempenho elétrico e recarga rápida
O Eclipse Cross elétrico traz uma bateria de 87 kWh, que garante autonomia de até 600 quilômetros no ciclo europeu WLTP.
O motor elétrico entrega 160 kW (218 cv) e 300 Nm de torque, o que oferece uma aceleração imediata e condução silenciosa, segundo a marca.
A frenagem regenerativa tem quatro níveis de intensidade, ajustáveis pelas aletas atrás do volante.
O sistema também conta com o modo “One Pedal Drive”, que permite dirigir apenas com o acelerador, ideal para o trânsito urbano.
O carregamento padrão suporta 22 kW em corrente alternada, enquanto o rápido, em corrente contínua, chega a 150 kW, recuperando boa parte da carga em cerca de 30 minutos.
Uma versão de médio alcance, voltada ao uso diário, está prevista para 2026.
Tecnologia embarcada e conectividade total
O sistema de áudio com tela de 12,3 polegadas (SDA) traz Google integrado, sendo possível acessar diretamente aplicativos como Google Maps, Google Assistente e Google Play, sem depender do smartphone.
Basta dizer “Hey Google” para ajustar o ar-condicionado, buscar rotas, ligar para contatos ou reproduzir músicas.
O SUV também é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e o som premium leva a assinatura da Harman Kardon, com cinco modos de audição. Quatro modos de condução — Personal, Eco, Comfort e Sport — adaptam o comportamento do veículo a cada situação.
O aplicativo da Mitsubishi permite acesso remoto ao carro: travar e destravar portas, monitorar o carregamento e até localizar o veículo.
O sistema ainda suporta atualizações FOTA (Firmware Over-The-Air), garantindo que o software esteja sempre atualizado sem precisar ir à concessionária.
Segurança de última geração
O Eclipse Cross elétrico conta com 20 sistemas de assistência ao motorista (ADAS), incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, alerta de ponto cego, monitor de atenção do motorista, aviso de distância e assistente de manutenção e centralização de faixa.
O destaque é o sistema semiautônomo MI-PILOT, que auxilia o motorista em rodovias, combinando controle de velocidade e permanência na faixa. Sensores ultrassônicos, câmeras e radar frontal monitoram o entorno em tempo real para garantir segurança total em qualquer trajeto.
O novo Eclipse Cross BEV chega para disputar espaço com Nissan Ariya, Renault Mégane E-Tech e Hyundai Kona Electric no mercado europeu. No Brasil, o modelo ainda não tem data confirmada.