Omoda 7 híbrido plug-in tem autonomia combinada de até 1.200 km

Novo SUV alia potência, baixo consumo e até 60 km só com eletricidade

Omoda 7 SHS
Foto: Divulgação/Omoda & Jaecoo
Omoda 7 SHS

Omoda & Jaecoo deu mais um passo em sua expansão global ao lançar no Brasil o Omoda 7 PHEV, SUV híbrido plug-in que se posiciona acima do Omoda 5.

O modelo estreia com duas versões, a  Luxury e Prestige,  e preços entre R$ 254.990 e R$ 279.990, trazendo como destaque o sistema Super Hybrid System (SHS), que combina desempenho vigoroso, baixo consumo e recarga rápida.

Segundo a fabricante, o Brasil é o primeiro país a receber o modelo de forma comercial. Com isso, a marca vai oferecer sete anos de garantia para o carro e oito anos para a bateria. 

A marca, pertencente ao Grupo Chery Internacional, aposta no novo SUV para fortalecer sua presença no segmento de eletrificados premium, mirando clientes que buscam conforto de sedã executivo com a versatilidade de um SUV médio.

Design e dimensões

O Omoda 7 segue a filosofia “Art in Motion”, que combina linhas fluidas e superfícies limpas. A dianteira exibe uma grade sem bordas, faróis Full LED e luzes de seta com efeito sequencial.

O perfil aposta em proporções equilibradas: 4,66 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,67 m de altura, reforçadas por rodas de até 20 polegadas.

A traseira traz lanternas interligadas em formato de raio e um spoiler esportivo que reforça o apelo aerodinâmico.

A construção inclui mais de 72% de aços de alta resistência, segundo a marca, garantindo rigidez e segurança estrutural.

O porta-malas oferece 590 litros, chegando a 1.368 litros com os bancos rebatidos, enquanto a altura livre do solo é de 157 mm.

Interior e tecnologia

No interior, o Omoda 7 se aproxima de modelos de luxo europeus. O painel exibe uma tela central deslizante de 15,6’’ em resolução 2.5K, operada pelo chip Qualcomm Snapdragon 8155, capaz de inicializar o sistema em apenas quatro segundos.

O cockpit inclui ainda HUD colorido, sistema de voz inteligente multizona e carregador por indução de 50 W com refrigeração ativa.

A versão Prestige acrescenta um sistema de fragrâncias integrado, som Sony com 12 alto-falantes e bancos dianteiros com massagem multipontos, ventilação, aquecimento e função Relax, inspirada nos assentos “zero gravidade”.

A iluminação ambiente oferece 256 cores configuráveis, enquanto o isolamento acústico conta com tecnologia de cancelamento ativo de ruído (ENC).

Com acabamento soft-touch em praticamente todas as superfícies e uso de materiais premium sintéticos, o Omoda 7 busca entregar uma experiência comparável à de SUVs de marcas tradicionais europeias.

Motorização e desempenho

O sistema híbrido do Omoda 7 PHEV combina o motor 1.5 turbo TGDI de 135 cv e 20,4 kgfm com um motor elétrico síncrono de 204 cv e 31,6 kgfm, totalizando 279 cv e 37,2 kgfm de torque combinado.  O conjunto trabalha com a transmissão 1DHT, dedicada ao uso híbrido, e tração dianteira.

A marca informa aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, com autonomia total que pode chegar a 1.200 km. No modo elétrico, o alcance homologado pelo Inmetro é de 60 km.

A bateria de 18,4 kWh permite recarga AC de até 6,6 kW e carregamento rápido DC de 40 kW, que recupera a carga em paradas curtas. A eficiência energética é estimada em 14 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada com gasolina.

Equipamentos e segurança

Entre os itens de segurança, o Omoda 7 traz até oito airbags (incluindo central dianteiro e de joelho para o motorista) e um pacote completo de assistência à condução (ADAS), com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

O modelo conta ainda com câmeras 540°, sensores dianteiros e traseiros, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, freios a disco nas quatro rodas e sistema de frenagem pós-colisão (MCB).

O conjunto se soma a recursos como EDR (registrador de dados de evento) e câmera veicular integrada (Dashcam), que são itens raros no segmento.

Mercado e posicionamento

Com o Omoda 7, a marca chinesa reforça sua estratégia de avançar no mercado de híbridos plug-in, disputando espaço com modelos como Haval H6 PHEV, BYD Song Plus DM-i e Toyota RAV4 Hybrid.

O foco, segundo a empresa, é oferecer desempenho comparável ao dos rivais, mas com nível de equipamentos e tecnologia mais completo pelo preço.

De acordo com Peng Hu, country manager da Omoda & Jaecoo Brasil, “globalmente, somos o primeiro país a estrear os modelos Omoda 5 e do Omoda 7 de forma comercial".

Com rede de mais de 50 concessionárias em 17 estados, a Omoda & Jaecoo pretende alcançar 80 pontos de venda até o fim de 2025, mirando mais 47 unidades e o top 10 em vendas até 2026.