Vai aumentando a quantidade de carros turbo no Brasil. O próximo será o Honda Civic Touring 1.5. Mas agora a ideia é conseguir o máximo de eficiência com durabilidade. Nada a ver com o que se entendia por carros equipados com turbo ha cerca de dez anos, quando o objetivo era extrair apenas mais desempenho.
Hoje em dia, as fabricantes preferem ter um motor menor, com turbo, do que outro aspirado e não tão eficiente. É o tal conceito do downsizing. Vamos à lista dos carros turbo mais em conta vendidos atualmente.
1 – Volkswagen Up! TSI – R$ 47.890
O pequeno hatch foi conquistando aos poucos a preferência do público e hoje as versões turbinadas vendem mais que as aspiradas. De tão bem aceito, o 1.0 TSI da Volkswagen vai passar a equipar a nova versão Bluemotion do hatch médio Golf , dentro de dois meses. Tem injeção direta e 105 cv com apenas etanol no tanque, no caso do Up! .
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2 – Hyundai HB20 Turbo – R$ 48.895
A Hyundai foi ágil em oferecer uma versão turbinada do HB20 , que deverá fechar 2016 na lista dos três carros mais vendidos do Brasil. Mas, a marca coreana optou por posicionar as versões turbinadas como uma opção intermediária entre as 1.0 aspiradas e as 1.6. Conta com 105 cv, ante 128 cv do 1.6.
3 – Ford Fiesta Titanium EcoBoost 1.0 – R$ 71.990
Ao contrário da Hyundai , a Ford posicionou o Fiesta Ecoboost como o modelo topo de linha. Um dos motivos é que o 1.0 Ecoboost é bem sofisticado, vem importado da Europa e conta com 125 cv, o mais potente da categoria. Funciona apenas com câmbio automatizado Powershift, de cinco marchas.
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4- Peugeot 208 GT 1.6 THP – R$ 79.490
A versão esportiva do 208 é animada, pero no mucho . Tem um acerto mais voltado para o uso no dia a dia, com boa dose de torque em baixa rotação. Vai bem com o câmbio manual de seis marchas e com a posição de dirigir do hatch da marca francesa. Tem 173 cv quando o tanque está apenas com etanol.
5 – Citroën C4 L Tendance THP – R$ 81.590
Nova versão do sedã médio, apenas com os equipamentos essenciais em um modelo do gênero, mas com o motor 1.6 THP flex da PSA. É uma opcão interessante no segmento, mas logo deverá receber retoques no desenho para ganhar apelo diante dos fortes rivais. Tem os mesmos 173 cv do 208 GT, mas o câmbio é automatico, sequencial, de seis marchas.
6- Volkswagen Jetta Confortline 1.4 TSI – R$ 81.990
Depois que ganhou o motor 1.4 turbo flex, de 150 cv, no lugar do antiquado 2.0 aspirado, o sedã da Volkswagen passou a ficar ainda mais atraente na comparacão com os principais concorrentes. Tem um conjunto bem acertado e desempenho surpreeendente para a baixa cilndrada, sem deixar a economia de combustível de lado.
7 – Citroën DS3 - R$ 82.490
Hatch compacto mais apimentado da marca francesa. Mas, como é importado da França, o motor 1.6 THP aceita apenas gasoline no tanque e rende 165 cv. Mesmo assim, o desempenho é animador, assim como o desenho da carroceria de três portas, mais adequada ao apelo esportivo do carro. Para deleite dos puristas, o câmbio é manual, de seis marchas.
8 – Peugeot 2008 – R$ 84.190
O crossover tem o motor 1.6 THP Flex apenas na versão topo de linha Griffe. A baixa posição de dirigir na comparação com os principais rivais dá uma pegada mais esportiva ao modelo que concorre com Honda HR-V , Jeep Renegade , Ford EcoSport e companhia. Mas conta com conjunto bem acertado.
9- Peugeot 308 THP – R$ 86.490
Versão renovada do 308 pode ser encontrado nas lojas com bons descontos em relação ao preço de tabela. Agrada pela relação custo-benefício e pelo bom desempenho. No ano que vem, deverá passar a conviver com o novo 308 que foi Carro do Ano a Europa e tem boas chances de ser mostrado no Salão do Automóvel, em novembro.
10 – Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo – 89.990
Nova geração do sedã ganhou muito em sofisticação se comparada à anterior. O motor 1.4 flex gera 153 cv, mas o foco maior é no conforto ao rodar. Aliás, o bom isolamento acústico é um dos pontos que mais impressionam. Assim como a central multimídia MyLink 2 que funciona com o sistema de concierge OnStar.