Décima geração do sedã fica mais sofisticada, mas cobra pelo preço da evolução. Versão topo de linha chega a R$ 124.900

A Honda faz o pré-lançamento da décima geração do Civic no Brasil, que começa a chegar às concessionárias na marca apenas no dia 25 de agosto, dia em que haverá uma série de ações em toda a rede anunciando a chegada do carro. Porém, antes disso, haverá um lote de 1.500 unidades reservadas para encomendas que serão entregues no próprio dia 25.

Durante a apresentação do carro, o gerente de planejamento de produto da Honda, Caio Capelin, explicou que agora o Civic conta com uma linha horizontal, feita para cada tipo de cliente. Assim, a versão mais em conta EX (R$ 98.400) é mais voltada para o conforto, assim como a EXL (R$ 105.900). Ambas contam com motor 2.0 flex, de 155 cv, que funciona com câmbio automático CVT que pode simular até 7 marchas no modo sequencial por meio das hastes atrás do volante.

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Assim como todas as versões, tanto a EX quanto a EXL vêm com faróis com luz diurna de LED, seis air bags, controle eletrônico de tração e vetorização de torque (controle de tração nas curvas), assistência de partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas, ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, freio es estacionamento elétrico, ar-condicionado digital, rodas de aro 17 montadas em pneus 215/50, retrovisores externos com rebatimento elétrico e câmera de ré com três tipos de visão (180, 130 graus e de cima). 

Versões EX e EXL têm faróis halógenos com projetores polielipsoidais e luzes diurnas de LED
Divulgação
Versões EX e EXL têm faróis halógenos com projetores polielipsoidais e luzes diurnas de LED

No EXL existem alguns itens adicionais, como quadro de instrumentos com mostrador digital e colorido TFT, sistema multimídia com tela sensível ao toque, de 7 polegadas, com alta resolução, compatível com Apple Car Play e Android Auto e ainda com GPS embutido. Há também ar-condicionado com controles individuais para motorista e passageiro e entradas HDMI e USB adicional.



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A versão Sport , segundo a Honda , foi desenvolvida especialmente para o Brasil. Tem rodas e grade dianteira pintadas de cor escura, bancos revestidos de tecido premium e opção de câmbio manual de seis marchas, o que confere um comportamento mais esportivo ao carro.  Nessa configuração, com caixa manual, o Civic Sport tem preço sugerido de R$ 87.900, preço que sobe para R$ 94.900 se optar pelo câmbio CVT com hastes atrás do volante.  Terá como cor de lançamento o Preto Cristal (perolizado).

Versão topo de linha Touring conta com faróis e lanternas apenas de LED
Divulgação
Versão topo de linha Touring conta com faróis e lanternas apenas de LED

E a versão topo de linha Touring será voltada para concorrer com sedãs premium, entre os quais Audi A3 , Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 . Custará R$ 124.900 e será a única versão com o novo motor 1.5 turbo flex, de 173 cv e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 e 5.500 rpm acoplado ao mesmo câmbio CVT das demais versões.

Entre os equipamentos do Touring há teto solar, lanternas e faróis apenas de LED, aleta para pontos cegos, sensores nos para-choques para ajudar nas manobras de estacionamento, maçanetas cromadas, banco do motorista com ajustes elétricos, partida remota por meio da chave, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, bancos de couro com costuras especiais, entre outros itens. Terá como cor de lançamento o Branco Estelar, também perolizada.

Principais pontos da evolução do Civic

Completamente novo na comparação com a geração anterior, o novo Civic é 22 kg mais leve e conta com rigidez torcional 25% melhor. Além disso,  ficou 4,5 cm mais largo (chegando nos 1,80 metro) e com 3,0 cm a mais de entre-eixos, agora de 2,7 metros, o que ajuda a aumentar o espaço interno. Além disso, o porta-malas ganhou bastante espaço, já que agora tem 525 litros (ante 449 litros anteriormente). Outro claro sinal de evolução é a suspensão traseira do tipo multilink, com coxins hidráulicos, que costuma contribuir mais com a estabilidade  do que os braços sobrepostos do Civic atual.

Nessa pré-apresentação do carro ainda não houve test drive, apenas uma sessão com óculos de realidade virtual, que também estará disponível para o público em geral a partir do próximo dia 30 de julho. Entretanto, outro sinal de que o Civic evoluiu será o isolamento acústico caprichado, pelo o que foi apresentado e conforme quem já andou no carro.  E a carroceria ficou bem mais arrojada, caracterizando, inclusive, as linhas de um notchback, com vidro traseiro bem inclinado e a tampa do porta-malas é curta.

Mais detalhes serão divulgados a partir do dia do lançamento propriamente dito, no fim de agosto, quando a reportagem de iG Carros também terá acesso ao carro para fazer uma avaliação mais detalhada, inclusive sobre as primeiras impressões ao dirigir. Confira abaixo a lista completa de preços da décima geração do Civic no Brasil.

Civic EX - R$ 98.400

Civic EXL - R$ 105.900

Civic Sport -  R$ 87.900 (manual)

Civic Sport - R$ 94.900 (CVT)

Civic Touring - R$ 124.900


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