1 – Fiat Mobi Way - R$ 42.970
A moda dos SUVs ainda tem força no mercado, mas não é todo mundo que pode arcar com os (altos) custos de um legítimo utilitário esportivo. Por isso que é que existem os hatches com apelo aventureiro. Tudo bem, o máximo de aventura que você vai ter a bordo de alguns deles é passar em valetas e lombadas sem raspar a parte de baixo do para-choque dianteiro. Ou encarar a estradinha de terra batida antes de chegar ao sítio sem muita cupla de ter sujado o carro. Quem compra um desses aventureiros de imagem se preocupa mais é com aparência mesmo.
LEIA MAIS: Fiat Mobi Way é a melhor versão, mas ainda parece um Uno
Na lista abaixo, reunimos os 5 modelos mais em conta disponíveis no mercado atualmente. O ranking é encabeçado pelo Fiat Mobi Way , que tem preço sugerido que parte de R$ 42.970. Entre as principais diferenças em relação às demais versões estão mudanças como a distância livre do solo 15 milímetros mais alta, chegando nos 171 mm. Além disso, aumentaram o curso da suspensão e adotaram uma barra estabilizadora de 188 mm e coxins hidráulicos. E como o visual é o que mais importa nos aventureiros, há com barras longitudinais no teto, para-choques diferenciados e moldutas nas caixas das rodas.
2- Fiat Uno Way – R$ 42.970
Pois é, a Fiat tem dois hatches com apelo aventureiro na lista. Como fez sucesso com a linha Adventure, acabou incluindo o conceito nos seus modelos mais em conta. No caso do Uno , há boas novidades. O carro acaba de ganhar retoques no desenho e o interessante motor 1.0 FireFly, que rende 77 cv e bons 10,9 kgfm de torque a 3.250 rpm, garantindo certo ânimo desde as primeiras marcações do contagiros, mais do que os 9,9 kgfm a 3.850 do antiquado Fire EVO.
LEIA MAIS: Fiat Uno ganha os motores mais modernos Fire FLY que merecia
Além de mais força, o novo motor também consegue ser mais econômico, chegando nos 13,1 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, com gasolina, de acordo com o Inmetro. Portanto, o novo motor é o principal destaque do Uno Way , que segue a mesma receita visual do Mobi, com proteções plásticas nos arcos dos para-lamas e barras longitudinais na capota, além de rodas de liga-leve.
3 - Volkswagen Cross Up! – R$ 48.310
Entre os hatches compactos com apelo aventureiro, o Cross Up! se destaca pelo conjunto mais moderno que a média. Mas, apesar disso acabar contribuindo o preço um pouco mais salgado, acaba compensando seja pelo desempenho ou pela maior segurança em caso de acidente. Entre outros itens, o carro conta com direção com assistência elétrica, o que ajuda a economizar combustível e torna as manobras mais fáceis, principalmente na hora de estacionar. Entretanto, não há mudanças na suspensão ou no conjunto mecânico em relações às demais versões.
Mais uma vez, assim como os rivais, o visual é diferenciado. Logo de cara, o para-choque é mais fino e tem pintura prateada, há tomada de ar inferior com divisórias hexagonais; contornos cromados nos faróis de neblina; miolo do para-choque traseiro também em tom prata; rack de teto; friso lateral preto com o nome da versão; e soleira em alumínio também com emblema "cross up!".
4 – Renault Sandero Stepway – R$ 57.370
A versão aventureira do Sandero se destaca pela relação entre custo e benefício. É o único carro da lista a ter motor 1.6, que tem 106 cv e plausíveis 15,5 kgfm de torque a 2.850 rpm. Além disso, tem boa distância livre do solo: são respeitáveis 19 cm (4 cm a mais que nas demais versões do Sandero ), o que realmente ajuda a passar não apenas por obstáculos urbanos, mas também para se arriscar em alguns trechos de terra.
O que também atrai no Stepway é o pacote de equipamentos de série, que inclui a central multimídia com GPS e câmera de ré. Entretanto, o carro ainda é um pouco mais rústico que o ideal, precisando de um pouco mais de refinamento. Mas o pacote visual é um dos mais convincentes, com rodas de aro 16 e detalhes exclusivos, tanto por fora quanto por dentro.
5 – Chevrolet Onix Activ – R$ 57.490
Assim como o Uno, o Onix também recebeu uma série de mudanças recentemente. Mas não tem motor 1.0, o que acaba aumentando ainda mais o preço final, que fica mais próximo de um SUV compacto. De qualquer forma, incluíram algumas mudanças no Activ além da aparência. Os pneus são maiores, usando rodas aro 15” e pneus 195/65. A suspensão foi elevada 30 milímetros e aumentou o ângulo de ataque em 20%. Para ajudar, elevaram a posição de dirigir em 40 milímetros, o que dá a sensação de estar dirigindo um utilitário esportivo.
LEIA MAIS: Chevrolet Onix Activ é a versão aventureira do hatch
O motor 1.4 rende 106 cv, potência bem maior que os rivais 1.0. E existe opção de escolher por câmbio autiomático, de seis marchas. Tudo isso vai encarecendo o preço do carro. E, como a aparência é o que mais importa nesse segmento, não se esqueceram de seguir quase a mesma receita dos concorrentes que inclui molduras de plástico na carroceria, para-choque dianteiro com desenho exclusivo, faróis de neblina e proteções de borracha nas caixa de rodas e saias laterais,. Para completar, colocaram um rack no teto.