Usar o Sistema de Notificação Eletrônica permite saber quando o condutor foi autuado e pagar as multas com até 40% de desconto.
Divulgação
Usar o Sistema de Notificação Eletrônica permite saber quando o condutor foi autuado e pagar as multas com até 40% de desconto.

Antes disponível apenas por aplicativo no celular, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) agora pode ser acessado através do site oficial. O SNE estreou em novembro de 2016 com a proposta de notificar o proprietário de um veículo que havia recebido uma multa, sem que tenha que esperar pelo comunicado enviado pelos correios. Sabendo antes da autuação, o usuário pode pagar a multa com desconto de até 40% do valor.

LEIA MAIS: As 10 multas de trânsito mais absurdas do mundo que se tem notícia

Para acessar o SNE via internet, é só acessar o site https://sne.denatran.serpro.gov.br e preencher o cadastro, disponível tanto para Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica (neste caso, é necessário ter o Certificado Digital Pessoa Jurídica – Padrão ICP Brasil). O formulário pede as informações do veículo e, uma vez completo, todos os avisos de multas serão feitas por papel via Correios, sem custo.

LEIA MAIS: VW Gol com mais de R$ 16 milhões em multas é apreendido em São Paulo

Assim como o serviço via aplicativo, o usuário pode cancelar o envio a qualquer momento, voltando a receber as notificações via Correios. Após receber o aviso, o proprietário pode acessar o site para visualizar todos os detalhes da infração, gerar o formulário de indicação de condutor (caso não tenha sido ele quem levou a multa) e pagar a autuação com desconto de 20% ou de 40% - caso escolha 40%, o proprietário terá que abrir mão da possibilidade de entrar com um recurso. Para o desconto continuar válido, a infração deve ser paga até o vencimento.

LEIA MAIS: Transferência de veículo terá sistema eletrônico a partir de julho

Quem preferir, pode utilizar o sistema por aplicativo no celular, disponível para Android e iOS – a versão de Windows Phone havia sido prometida para o início de novembro, mas não consta na Microsoft Store. A utilização é semelhante ao do website, com a diferença de que a notificação das multas é recebida direto no celular. Pelo app, é possível ver os detalhes, fazer o download dos formulários e exibir o código de barras para pagamento.

Restrições regionais

O Sistema de Notificação Eletrônica é uma boa ideia para o usuário, por ajudar a economizar na hora de pagar as infrações e agilizar o processo. No entanto, seu uso pelos órgãos governamentais é opcional. No momento, apenas o Detran dos estados de Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal aderiram ao programa. Por ter participação voluntária, não há previsão de quando chegará a outros estados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!