Chevrolet Onix é um dos modelos fabricados em Gravataí (RS) que deverão ser renovados com os recursos do investimento
Divulgação/General Motors
Chevrolet Onix é um dos modelos fabricados em Gravataí (RS) que deverão ser renovados com os recursos do investimento

A GM anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão para sua fábrica em Gravataí (RS), onde é feito o carro mais vendido do Brasil, Chevrolet Onix. A quantia faz parte do plano de investimentos que compreende um total de R$ 13 bilhões no Brasil entre 2014 e 2019. De acordo com a marca, podemos esperar a produção de novos veículos, em adição aos já produzidos na fábrica.

LEIA MAIS: Chevrolet Equinox chegará ao Brasil apenas na versão com motor 2.0 turbo

Apesar de não divulgar claramente os objetivos dos investimentos na unidade, sabemos que a GM pretende atualizar sua atual linha, na qual estão incluídos modelos como o hatch  Chevrolet  Onix e o sedã Prisma - que apesar de garantirem a liderança da marca no mercado latino-americano, devem ser renovados.

Há também a possibilidade de uma renovação para a picape Montana, que é feita em uma plataforma mais antiga. Neste caso, a Montana abandonaria a identidade visual do finado Agile para assumir de vez um lugar na linha Onix. Uma nova plataforma também permitirá que a Chevrolet ataque no segmento das picapes intermediárias, onde Renault Duster Oroch e Fiat Toro continuam sozinhas enquanto aguardam a concorrente da Volkswagen.

LEIA MAIS: Chevrolet Spin ganha nova central multimídia Mylink 2

De acordo com Carlos Zarlenga, presidente da General Motors no Mercosul, a marca acredita no potencial de crescimento que o mercado brasileiro vem apresentando, e está realizando o maior plano de investimentos da história da indústria no país. "O novo aporte às operações no Rio Grande do Sul vai permitir ampliar a linha de produtos da Chevrolet, com foco em conectividade total, segurança e eficiência energética", diz o executivo. 

É certo que um SUV compacto está nos planos da marca, mas não é possível afirmar se o mesmo será fabricado em Gravataí, ou nas facilidades de São Caetano do Sul (SP), de onde saem a minivan Spin e o sedã Cobalt. 

LEIA MAIS: Fiat Argo 1.3 trava briga acirrada com Chevrolet Onix LTZ 1.4

Segurando a liderança

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), o Chevrolet Onix continua sendo o carro mais vendido do Brasil, com mais de 15.200 unidades emplacadas e uma vantagem considerável em relação ao Hyundai HB20 (9.200).

Mas já começam a aparecer fortes concorrentes do Chevrolet Onix no mercado, como o Fiat Argo, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e, em julho, passou o ocupar o 11ºlugar em vendas, com 2.780 unidadses logo atrás do VW Gol, que teve 3008 unidades. Haverá também o VW Polo, que será mostrado no início do mês que vem. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!