É um caminho sem volta. Os SUVs realmente vieram para varrer hatches, sedãs e peruas das ruas. Vemos marcas apostando nesse tipo de categoria ao redor do mundo, e por aqui a situação não é diferente. O Ford Ecosport reestilizado e o SUV compacto JAC T40 são exemplos recentes de lançamentos que apostam no novo gosto do consumidor para emplacar. Confira a lista de SUVs que devem chegar ao Brasil até o final de 2018.
LEIA MAIS: Ford Fiesta renovado chega no fim do ano sem mudanças no conjunto mecânico
Volvo XC40
Não é segredo. A Volvo já anunciou que o XC40 tem data para desembarcar nas terras brasileiras, e que deve acontecer entre março e abril de 2018. Como uma estratégia contra BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, o XC40 deve aparecer custando cerca de R$ 150 mil em sua versão de entrada, podendo passar dos R$ 200 mil nos pacotes mais caros. Com nova plataforma e design contemporâneo, o modelo nórdico virá com força para conquistar seu lugar de destaque entre os SUVs.
Volkswagen T-Cross
As últimas movimentações da Volkswagen indicam que seu novo SUV surgirá no Brasil já em 2018. O T-Cross será baseado no Novo Polo, e também será montado na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP). Além dele, também serão feitos o sedã Virtus e uma picape que brigará no segmento de Fiat Toro e Renault Duster Oroch. O T-Cross será mostrado oficialmente, pelo primeira vez ao público, no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro.
Ford EcoSport 4x4
Previsto para aparecer no final do ano, a apresentação do EcoSport com tração integral deve ficar apenas para 2018. Podemos esperar o conhecido 2.0, agora com injeção direta e 176 cv e 22,5 kgfm. Ainda no sistema de transmissão haverá câmbio automático, de seis marchas, com opção de trocas sequenciais.
LEIA MAIS: Ford EcoSport: Confira cinco razões para comprar ou não o SUV
Toyota C-HR Hybrid
Apostando em um preço que não deve ficar muito distante do Prius, a Toyota prepara uma investida ousada para marcar território. A marca japonesa mostrou o C-HR no Salão de Buenos Aires (Argentina), e conforme apurado pela reportagem do IG Carros, deve chegar ao Brasil em 2018, importado da Turquia e com motorização híbrida. A Toyota aposta no programa que vai suceder o Inovar-Auto: a chamada Rota 2030 terá foco em eficiência energética e, com isso, carros híbridos seriam favorecidos. A motorização ainda não foi confirmada, mas o SUV é vendido com um 1.2 turbo, de 116 cv, na Europa.
LEIA MAIS: Chery Tiggo começa a ser produzido em Jacareí (SP)
Chery Tiggo
O plano inicial da Chery era lançar o Tiggo 2 ainda em 2017, mas como as primeiras unidades fabricadas no Complexo industrial de Jacareí (SP) ainda eram na forma pré-série, o SUV chinês deve surgir apenas no começo do ano que vem. Apresentado no Salão do Automóvel de 2016 no São Paulo Expo, o Tiggo 2 é a esperança da Chery para reconquistar sua participação em um mercado cada vez mais competitivo. O objetivo principal é atormentar a vida de SUVs como JAC T40 e do veterano Renault Duster.