As peruas estão quase extintas no Brasil, ao contrário do que acontece em alguns países, como a Alemanha, onde acontece o Salão de Frankfurt

Chevrolet Omega Suprema, Subaru Impreza SW, Fiat Marea Weekend e Ford Royale e Volkswagen Quantum. Poderíamos ficar relembrando, com muito saudosismo, os áureos tempos em que as peruas brilhavam no mercado brasileiro. Hoje, elas perderam espaço - e porque não, o status - para a onda dos SUVs de shopping. Vai entender… Afinal, continuavam sendo mais espaçosas, tanto para passageiros quanto bagagem. Como sonhar não paga imposto, a reportagem de iG Carros lista cinco peruas que deixariam qualquer entusiasta empolgado, mas que nunca serão vendidas por aqui.

LEIA MAIS: Subcompactos legais que nunca serão vendidos no Brasil

1 - Renault Talisman Grandtour

Renault Talisman Grandtour
Divulgação
Renault Talisman Grandtour

A bela perua francesa foi apresentada em 2015, acompanhando o lançamento do sedã Talisman. Sua versão topo de linha, 1.6 a diesel, traz 160 cv de potência e acelera de 0 a 100 em 9,6 segundos. E como todo bom carro premium francês, traz tecnologia de sobra, como uma grande tela multimídia do tamanho de um tablet. O vasto porta-malas possui capacidade para 572 litros de carga.

LEIA MAIS:  Confira os dez carros 1.0 mais baratos do Brasil

2 - Toyota Avensis Touring Sports

Toyota Avensis Touring Sports
Divulgação
Toyota Avensis Touring Sports

A aposta da marca japonesa para a Europa é a luxuosa Avensis Touring Sports. São 543 litros de capacidade de porta-malas que deixariam qualquer SUV no chinelo. Entre suas opções de motor, destacamos a 1.6 diesel, de 116 cv de potência. Seria uma boa aposta para quem quer economizar, caso veículos de passeio fossem homologados para rodar com diesel no Brasil. Diferente do Corolla vendido por aqui, a Toyota caprichou no visual do interior da Avensis Touring Sports, com linhas modernas e ousadas. Infelizmente, para nós, resta a admiração.

3 - Hyundai i40 SW

Hyundai i40 SW
Divulgação
Hyundai i40 SW

Sucessora da i30 SW de primeira geração que foi vendida por aqui entre 2009 e 2012. A Hyundai i40 SW se destaca pelo baixo custo de reparabilidade e a tecnologia embarcada. É vendida exclusivamente com motorização diesel 1.7 CRDi, de 115 e 171 cv de potência. Salvo alguns detalhes, o interior é praticamente o mesmo do Hyundai i30 que era vendido por aqui até o ano passado. Surpreende pelos 553 litros de capacidade de carga no porta-malas.

LEIA MAIS: Os SUVs que chegarão até o segundo semestre de 2018

4 - Opel Astra Sports Tourer

Opel Astra Sports Tourer
Divulgação
Opel Astra Sports Tourer

Já imaginou se o Chevrolet Cruze tivesse uma versão perua? Pois é, ele tem! A Opel Astra Sports Tourer é vendida na Europa com um pacote completíssimo. Tem até alerta de colisão, reconhecimento de sinais de trânsito e indicador da distância de segurança para o carro da frente. Está disponível em versões a gasolina, com motor de 150 cv, e diesel, com 10 cv a mais. O porta-malas tem capacidade para 540 litros de carga.

5 - Peugeot 308 SW

Peugeot 308 SW
Divulgação
Peugeot 308 SW

A Peugeot disponibiliza a 308 SW com três opções de motor: uma a gasolina, com 110 cv de potência; e duas a diesel, de 100 e 120 cv. O interior é moderno, e traz acabamento em toque macio com costuras vermelhas. O kit multimídia também faz inveja aos carros do grupo PSA vendidos no Brasil. Com incríveis 610 litros de capacidade, tem o maior porta-malas de nossa lista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.