Entre os carros mais roubados do Brasil existem alguns que poderiam ter equipamentos antifurto mais eficientes
Divulgação
Entre os carros mais roubados do Brasil existem alguns que poderiam ter equipamentos antifurto mais eficientes

Entre os critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher o próximo carro está o índice de de roubo. Um bom parâmetro para saber quais são os modelos mais roubados durante 2017 no Brasil é o levantamento feito pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) que leva em conta os veículos mais vendidos do mercado. Com base nessa lista, mostramos os 10 primeiros carros da lista. Vale lembrar que mais do que o volume absoluto de roubos o que mais conta é o índice relativo, que considera quanto determinado modelo foi roubado dentro do volume de segurados.

LEIA MAIS:  Confiura quanto custa o seguro dos carros mais roubados do Brasil

Também é importante saber que os dados dos carros mais roubados foram coletados a partir de apólices ativas e de dados que as seguradoras fornecem à Susep. Outra informação relevante é que apesar de outros fatores terem peso no preço do seguro, o índice de roubo e furto é responsável por 50% do valor da apólice. E não se deve esquecer que os índices servem apenas como referência, já que podem variar conforme cada estado, cidade ou até mesmo de acordo com o bairro em questão.

1 – Volkswagen Voyage – 1 a cada 59,6 – total de 1.753

Volkswagen Voyage
Divulgação
Volkswagen Voyage

O sedã derivado do Gol é o campeão de roubo no Brasil considerando a relação entre o volume de unidades seguradas e as roubadas. Como um dos modelos mais antigos da lista também tem mais unidades no mercado. Depois da chegada do Virtus, em fevereiro, o Voyage vai perder ainda mais seu apelo, principalmente nas versões com motor 1.6. Devem passar a ter mais mais participação no mercado apenas as básicas, equipadas com motor de 1 litro de cilindrada.

2 – Hyundai HB20 – 1 a cada 69 – total de 1.911

Hyundai HB20
Divulgação
Hyundai HB20


O hatch compacto da marca coreana aparece como vice-campeão entre os mais roubados do Brasil também porque está entre os mais vendidos do País. Entretanto, já está há 5 anos no mercado sem mudanças significativas e já pede mudanças para continuar tendo apelo. Mas a nova geração deverá ser lançada apenas em 2019 pelo o que vem sendo falado nos bastidores do setor automotivo. 

LEIA MAIS: Os 10 carros mais econômicos da linha 2017 no Brasil segundo o Inmetro

3 – Volkswagen Golf – 1 a cada 71,9 – total de 248

Volkswagen Golf GTI
Divulgação
Volkswagen Golf GTI

Apesar de ser um dos melhores carros do segmento, o hatch médio está em baixa no mercado brasileiro e prestes a receber novidades, o que vai acontecer em março de 2018. Passará a ter retoques no desenho e opção de ter quadro de instrumentos digital e configurável, de acordo com o gosto do freguês. Ainda no ano que vem, vai ser oferecido nas versões híbrida (GTE) e elétrica (e-Golf), ambas importadas.

4 – Volkswagen Gol – 1 a cada 74,8 – total de 4.126

VW Gol
Divulgação
VW Gol

Já foi o campeão de roubos no Brasil e ainda tem o maior volume da lista. Ficou em quarto lugar por causa do índice relativo. Mesmo com poucas novidades, tem se mantido entre os cinco primeiros colocados no ranking geral dos modelos mais vendidos divulgado pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). Terá uma nova geração, até 2020, de acordo com planos divulgados pela própria fabricante, em evento na Argentina. 

5 – Chevrolet Onix – 1 a cada 85 – total de 1.158

Chevrolet Onix
Divulgação
Chevrolet Onix

O carro mais vendido do Brasil fica com a quinta colocação entre os 10 mais roubados do país. O bom volume de unidades circulando no País também influenciou o resultado. Tem qualidades para ser líder de vendas, mas logo terá que ter mais novidades para manter o reinado. A GM já investe em uma nova família de modelos que vai incluir um SUV compacto, assim como fará a VW com o Polo.

6 – Honda Civic – 1 a cada 85,9 – total de 1.355

Honda Civic Touring
Divulgação
Honda Civic Touring

 Eis um sedã médio na lista dos 10 carros mais roubados do país. É um dos casos em que o volume de vendas não se relaciona com o índice de roubos. Assim, ter um Civic representa um risco maior de ser roubado do que se optar pelo rival, o Toyota Corolla. Em 2018, o Honda também será oferecido no Brasil na versão esportiva Si, com motor de 208 cv.

LEIA MAIS: Confira a lista dos 10 carros mais velozes do mundo atualmente

7 –Ford EcoSport 1 a cada 93 – total de 1.067

Ford EcoSport 2018
Divulgação
Ford EcoSport 2018

Tem uma frota circulante considerável, já que foi íder do segmento de SUVs compactos por vários anos, até a chegada de concorrentes como o Honda HR-V, que é o modelo mais vendido atualmente. Apesar de ter recebido mais equipamentos de série e mudanças no visual, tem mostrado dificuldade de ficar entre os primeiros colocados do segmento. 

8 – Chevrolet Prisma 1 a cada 98,6 – total de 962   

Chevrolet Prisma 2017
Divulgação
Chevrolet Prisma 2017

Líder no ranking dos sedãs compactos no Brasil, ao contrário do Civic, tem a fator volume de vendas como influenciador para estar entre os mais roubados do país. Conta com bom porta-malas, relação entre custo  benefício interessante e desenho arrojado, principalmente na traseira. Recebeu  mudanças no desenho nas versões LT e LTZ, mas a versão mais em conta Joy permanece com o desenho original, embora com melhorias no conjunto mecânico, como o cIambio manual de seis marchas.

9 – Ford Ka 1 a cada 100,7 – total de 1.216

Ford Ka
Divulgação
Ford Ka

 Em 2017 o Ka se destacou no ranking dos hatches compactos, chegando a ficar em terceiro lugar no segmento. No ano que vem passará a ter boas novidades, de acordo com o que apurou a reportagem de iG Carros, como o motor 1.5, de três cilindros, e opção de câmbio automático. Com isso, ganhará mais apelo e passará a ter mais chances de ter ainda mais destaque entre os carros mais vendidos do País.

10 – Ford Focus – 1 a cada 106,9 – total de 593

Ford Focus
Divulgação
Ford Focus

Assim como o EcoSport tem bom volume de unidades circulando no País, o que acaba contribuindo com as chances de entrar para a lista dos carros mais roubados ou furtados do Brasil. É um dos hatches médios com um dos conjuntos mais bem acertados disponíveis atualmente. Vindo da Argentina, deverá ter apenas retoques no desenho poucas novidades em 2018. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!