Queira você queira ou não, os SUVs vieram pra ficar. Para o brasileiro moderno, não importa o espaço interno de um sedã médio, ou o porta-malas de uma perua. A moda agora é investir mais de R$ 80 mil em um utilitário esportivo para andar no alto. Mas mesmo em um segmento tão competitivo e aclamado, algumas marcas têm opções interessantes fora do Brasil que poderiam muito bem ser vendidas por aqui. Com isso em mente, a reportagem do iG Carros revela os SUVs mais legais do resto do mundo que você ainda não tem o prazer de dirigir.

LEIA MAIS: SUVs: qual a razão de ainda termos preconceito contra eles?

1- Hyundai Kona (a partir de R$ 66 mil em Portugal)

Hyundai Kona: uma das muitas apostas da Hyundai no segmento de SUVs tem desenho arrojado, entre outra qualidades
Divulgação
Hyundai Kona: uma das muitas apostas da Hyundai no segmento de SUVs tem desenho arrojado, entre outra qualidades

O Kona é a opção compacta da Hyundai para Europa e Estados Unidos entre os SUVs . Sua principal diferença em relação ao nosso Creta é o nível de sofisticação: o acabamento interno tem a mesma qualidade e utiliza os mesmos materiais do novo i30. É como se o Kona fosse uma transição entre Creta e ix35, trazendo as proporções do compacto e o refinamento do médio.

São quatro opções de motorização, sendo três a gasolina e uma diesel. Destacamos o 2.0 de 149 cv e 18,3 mkgf com câmbio automático de seis velocidades a gasolina. Há também um 1.6 turbo, que entrega 177 cv e 27 kgfm, com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos.

2 - Fiat 500X (a partir de R$ 98 mil na Argentina)

Fiat 500X: o charme do subcompacto com a funcionalidade de um SUV com a mesma base do Jeep Renegade
Divulgação
Fiat 500X: o charme do subcompacto com a funcionalidade de um SUV com a mesma base do Jeep Renegade

A família Cinquecento faz sucesso nos Estados Unidos e deu origem a vários carros legais com visual retrô. Entre eles, destacamos o 500X, que utiliza a mesma plataforma do nosso Jeep Renegade. Os hermanos, por sua vez, terão o SUV compacto na Argentina em 2018.

LEIA MAIS: Hyundai Creta é o SUV mais vendido de novembro. HR-V lidera o ano

Seguro e bem equipado, o Fiat 500X conta com seis airbags, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em aclive. Ele está disponível com motor 1.4 turbo em duas versões: com 140 cv e 170 cv de potência. Por se tratar de um modelo importado da Itália, o Fiat 500X tem 35% de tributação (à qual o Jeep Renegade feito no Brasil está isento). Dessa forma, o SUV compacto acaba ficando bem mais salgado que o modelo da Jeep no país vizinho.

3 - Nissan Qashqai (a partir de R$ 80 mil na Alemanha)

Nissan Qashqai: SUV aparecer entre os destaques de venda na Europa, chegou a ter  cogitada sua chegada ao Brasil
Divulgação
Nissan Qashqai: SUV aparecer entre os destaques de venda na Europa, chegou a ter cogitada sua chegada ao Brasil

Sim, é um nome complicado. Uma homenagem que a Nissan fez ao grupo de aldeias formadas por turcos no norte do Irã. O Qashqai ocupa a lacuna entre Kicks e Juke, no mesmo patamar do Jeep Compass. E o utilitário da Nissan faz bastante sucesso na Europa, sempre aparecendo entre os destaques nas vendas.

Ele pode vir equipado com motor 1.2, a gasolina de 115 cv de potência, ou outras duas opções a diesel: 1.5 de 110 cv e 1.6 de 130 cv. A Nissan já chegou a ensaiar uma possível vinda do Qashqai ao Brasil, mas nunca chegou a uma decisão definitiva. Sendo um dos carros mais competentes do mercado europeu, esperamos que a marca japonesa se inspire no sucesso do Compass e traga definitivamente o Qashqai ao nosso País.

4- Ford Kuga (a partir de R$ 116 mil na França)

Ford Kuga: com porte de VW Tiguan, seria uma opção interessante para o Brasil, onde ainda tem chances de ser vendido
Divulgação
Ford Kuga: com porte de VW Tiguan, seria uma opção interessante para o Brasil, onde ainda tem chances de ser vendido

O Kuga ocupa a lacuna que existe entre EcoSport e Edge, no mesmo segmento do Volkswagen Tiguan. É como se fosse um SUV do Focus, utilizando até a mesma plataforma do hatch médio. Ele pode vir equipado com uma gama de motores 1.5 e 2.0 diesel, de 150 cv e 180 cv, contanto também com uma opção mais barata a gasolina 1.5 EcoBoost, de 130 cv.

LEIA MAIS: Jeep Compass é o novo modelo a ser batido e imitado. Mas quem conseguirá?

Seu pacote tecnológico também está em dia com o segmento. O Kuga traz sistema de frenagem de emergência, detector de ponto-cego e controle de permanência em faixa. O sistema multimídia é o mesmo Sync 3, que já equipa os modelos da Ford por aqui.

5- Honda BR-V (a partir de R$ 83 mil na Tailândia)

Honda BR-V: para grandes famílias que não querem andar rápido, mas que não abrem mão de espaço interno
Divulgação
Honda BR-V: para grandes famílias que não querem andar rápido, mas que não abrem mão de espaço interno

Misturando traços dos irmãos CR-V e HR-V, a aposta da Honda para o mercado asiático é capaz de transportar sete pessoas em três fileiras de bancos. Para tal, a marca japonesa compôs um design mais inflado para reforçar o espaço interno do crossover, dando ao BR-V um caráter de monovolume. Destacamos a grande área envidraçada, que facilita o ângulo de visão em manobras mais simples.

Apesar do tamanho, o Honda BR-V traz o motor 1.5 i-VTEC, de 118 cv de potência, que trabalha em conjunto com uma transmissão CVT, ou manual de seis marchas. Freios do tipo ABS, distribuição eletrônica da frenagem, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas compõem o pacote de segurança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!