Especialistas da área da saúde ressaltam cada vez mais a importância de ficar em casa para conter o alastramento da doença causada pelo novo coronavírus , a COVID-19. Por isso, o melhor a ser feito nas próximas semanas é manter o seu carro na garagem, e sair apenas para atividades realmente necessárias.

LEIA MAIS: Veja os cuidados para manter o carro parado durante a quarentena

Iniciativas vêm sendo tomadas em todos os estados, e o Brasil se aproxima cada vez mais de um fechamento completo. Neste cenário, algumas medidas que dizem respeito à legislação de trânsito também foram estipuladas para facilitar a vida de motoristas, caminhoneiros e entregadores. A reportagem do iG Carros enumera as principais leis de trânsito que mudaram nas últimas semanas para ajudar a conter o alastramento da doença COVID-19 . Acompanhe:

1 - CNH suspensa passa a valer

Carteira Nacional de Habilitação vencida passa a valer por tempo indeterminado
Divulgação
Carteira Nacional de Habilitação vencida passa a valer por tempo indeterminado

O Contran liberou que motoristas com CNHs suspensas possam dirigir durante a contingência da pandemia, conforme publicado na determinação do Diário Oficial da última segunda-feira (23).

Da mesma forma, se a sua CNH vence em algum período dentro da quarentena, também não há necessidade de correr para uma unidade do Poupatempo e realizar a renovação. O plano é claro: evitar aglomerações e priorizar o atendimento para profissionais que não podem parar durante o surto.

2 - Prazo para habiliação em andamento estendido

A normativa do Contran também estabelece que, a partir desta semana, o prazo para a conclusão do processo de habilitação passou de 12 para 18 meses. Logo, se o cidadão que está tirando sua CNH e não concluiu o curso a tempo antes da quarentena, o novo prazo valerá até 2021.

Você viu?

3 - Locadoras operam de portas fechadas

Clientes ainda podem alugar ou devolver veículos nas locadoras, com agendamento online
Divulgação
Clientes ainda podem alugar ou devolver veículos nas locadoras, com agendamento online

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Veículos, as operações de retirada e entrega de veículos vão continuar de forma remota. Dessa forma, o cliente terá que fazer o agendamento online para retirar ou devolver um automóvel.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que tiveram lançamento adiado pelo coronavírus

Ainda conforme o presidente da associação, Paulo Miguel Júnior, as locadoras intensificaram as diretrizes de higiene para evitar as contaminações pelo COVID-19, tanto por parte do cliente quanto funcionários.

4 - Alterações em prazos de multas

Ainda de acordo com as mudanças publicadas pelo Contran , os prazos para a apresentação de defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação de habilitação estão interrompidos temporariamente. 

5 - Identificação do condutor

Identificação de infratores também está suspensa por tempo indeterminado
Divulgação
Identificação de infratores também está suspensa por tempo indeterminado

LEIA MAIS: Os impactos do coronavírus na indústria automotiva brasileira

Também por conta do COVID-19 , fica interrompido, por tempo indeterminado, o prazo para identificação do condutor infrator, inclusive nos processos administrativos em trâmite. Ao fim do período de contingência, as atividades serão retomadas para a identificação de motoristas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!