A Lamborghini confiirma o fim do Aventador, apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra, em março de 2011, com estrutura monocoque de fibra de carbono e o tradicional motor V12 de 6,5 litros de montagem central.
Além disso, a marca italiana encerra também o fim dos motores a combustão V12 que se consagrou ao longo de décadas, a partir do modelo 350 GT, lançado em 1964 e que combinava um chassi desenhado por Dallara com um motor V12 concebido por Bizzarrini.
Falando do Aventador, com o passar dos anos, a respeitada casa Sant'Agata desenvolveu com novas variantes em ambas as versões Coupe e Roadster , incluindo o LP700-4 original, o LP750-4 SV mais poderoso, o S LP740-4 reformado, o LP770-4 focado em pistas SVJ e o LP780-4 Ultimae final .
Entre 2011 e 2020, a Lamborghini vendeu mais de 10.000 unidades do Aventador, um número que supera as vendas combinadas de todos os carros-chefe com motor V12 do passado ( Miura, Countach, Diablo e Murcielago ). A alocação do Ultimae foi dividida em 350 coupes e 250 roadsters.
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Além disso, o Aventador serviu de base para alguns supercarros de edição limitada, incluindo nomes como Veneno, Centenario, SC18 Alston, Sián FKP 37, Essenza SCV12, SC20 e Countach LPI 800-4 .
A Lamborghini quer eletrificar toda a sua linha até 2024 como parte da estratégia Direzione Cor Tauri delineada pelo CEO Stephan Winkelmann em maio.
Este plano incluirá os sucessores eletrificados do Aventador e do Huracan , e o Urus reestilizado, que terá uma versão híbrida plug-in. Quanto ao primeiro modelo totalmente elétrico da marca, há rumores de que chegará entre 2025 e 2027.