O Fiesta foi um dos modelos mais importantes da Ford em sua história , principalmente na Europa e no Brasil . A marca estadunidense divulgou um vídeo de despedida de seu modelo compacto , em produção desde 1976 .
O Fiesta
seguirá em produção
na fábrica de Colônia
, na Alemanha até junho de 2023,
mas a partir desta data será substituído na linha da Ford por uma versão 100% elétrica
do crossover Puma
, que será lançada em 2024.
No vídeo , a Ford mostra todas as sete gerações do modelo, e afirma que o Fiesta foi concebido para ser um “ carro do povo ” e agora se despede por que sua missão já foi cumprida.
Em seus 47 anos de vida, o Fiesta já vendeu 18 milhões de unidades em todo o planeta, e é o modelo mais vendido no Reino Unido com quase 5 milhões de unidades comercializadas.
Após o fim da produção do Fiesta , a fábrica alemã se tornará um “Centro de eletrificação”, e passará a produzir apenas modelos elétricos .
No fim do vídeo um Fiesta de primeira geração é mostrado, junto de um Ford Puma e um carregador elétrico , simbolizando a “transição” entre os modelos.
Entretanto, ambos os modelos são oferecidos em versões híbridas leves na Europa , mas o Fiesta , que utiliza a mesma plataforma do Puma , não irá receber uma variante elétrica .
A intenção da Ford é oferecer todos seus modelos de passageiros com ao menos uma versão elétrica até 2030 , e junto do Fiesta , as minivans S-Max e Galaxy , terão sua produção encerrada em abril de 2023 e o Focus em 2025.
Esses modelos serão sucedidos por dois crossovers , um de tamanho médio e um chamado de “Sport crossover” pela fabricante, que chegarão ao mercado em meados de 2024.
Desses futuros elétricos da Ford um deles, no mínimo, será desenvolvido a partir da plataforma MEB da Volkswagen . A parceria entre Ford e Volkswagen começou no desenvolvimento conjunto para a nova geração das picapes Ranger e Amarok .